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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 582

Roda de Conversa


582

OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO SOCIOPOÉTICO

Autores:
Thainá Oliveira Lima (Universidade Federal Fluminense) ; Claudia Mara de Melo Tavares (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: Pesquisas para identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/ profissional, revelam que a formação acadêmica está centrada em conhecimentos técnico-científicos, sem considerar a pessoa que os executa. 1 Objetivo: É discutir o desenvolvimento da abordagem socioemocional no curso de graduação em enfermagem. Descrição Metodológica: Abordagem qualitativa, na perspectiva sociopoética. O cenário é a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Os critérios de inclusão são: estudantes do último período da graduação, regularmente matriculados. Como critério de exclusão: alunos ouvintes, repetentes, monitores da disciplina saúde mental/psiquiatria, PIBICs (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) na área de saúde mental/ psiquiatria. A produção dos dados será realizada por meio do dispositivo do grupo - pesquisador. A análise se valerá da contra - analise própria da sociopoética e a análise temática de conteúdo. Encontra-se em avaliação, CAAE: 57072416.3.0000.5243. Resultados: Espera-se que o trabalho resulte em benefícios ao que tange a capacidade do aluno e da graduação manejar com as emoções na formação. Conclusão: O presente estudo afirma a possibilidade de transformação ao sistema de formação da enfermagem. Contribuições/Implicações para a enfermagem: É possível contribuir com parâmetros que norteiem o processo ensino-aprendizagem e dar visibilidade a questões que não são discutidas no ensino da enfermagem. Referências 1. Perbone JG, Carvalho EC. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.2, pp. 343-347. ISSN 0034-7167. Disponível em: . Acesso em: 12 de junho de 2016.