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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 564

Roda de Conversa


564

CONFLUÊNCIAS E DESAFIOS DA TANATOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: MÉDICOS E ENFERMEIROS - NOTAS INTRODUTÓRIAS

Autores:
Cicera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Janaina Farias Rebouças (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Djailson Ricarte Malheiros (Faculdade de Medicina estácio de Juazeiro do norte)

Resumo:
CONFLUÊNCIAS E DESAFIOS DA TANATOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: MÉDICOS E ENFERMEIROS - NOTAS INTRODUTÓRIAS Cícera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro¹ Djailson Ricarte² Janaína Farias Rebouças³ INTRODUÇÃO: Educação para a morte e a formação do profissional da saúde são dois segmentos que andam juntos. O estudo da Tanatologia, entre médicos e enfermeiros, passa a ser renegado ou até mesmo excluído por focarem apenas na vida através dos cuidados e da cura, conforme muito se prega na faculdade. Essa discussão é pertinente e necessária haja vista que na prática em saúde muitos pacientes tem sua finitude nos hospitais. OBJETIVOS:A partir de um estudo nos cursos de medicina e enfermagem em faculdades públicas e privadas em cada região do Brasil, é possível analisar, questionar e propor possibilidades de um estudo mais integrador de modo interdisciplinar nos estudos em tanatologia presentes nomeio acadêmico. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Esta pesquisa segue a partir da abordagem qualitativa e navega pelo método indutivo por analisar como os protagonistas -professores e acadêmicos dos cursos de medicina e enfermagem - pensam, agem, discutem,refletem e sentem sobre a tanatologia durante a formação dos médicos e enfermeiros em cada região do Brasil. RESULTADOS: Os profissionais da saúde: médicos e enfermeiros não têm durante a sua formação acadêmica orientações e/ou instruções para melhor compreender e aceitar que a morte estará sempre presente em seu cotidiano após a formatura.CONCLUSÃO: As dificuldades de aceitar a finitude dos seus pacientes tem raiz na academia porque esta não se preocupa com o estudo da tanatologia durante a formação dos médicos e enfermeiros, e sim muito mais com o ensino de curar e salvar do que com as problemáticas d amorte. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: As reflexões a partir de um novo programa acadêmico possibilitará uma maior aceitação sobre propostas de como abordar a morte e o morrer no meio universitário. DESCRITORES: Tanatologia; Educação para a morte; formação médicos e enfermeiros. 1 Enfermeira, Especialista em Saúde da Família, Procuradora Institucional e docente das disciplinas de História da Enfermagem, Metodologia Científica, Epidemiologia I, Fundamentos da Epidemiologia e Gestão em Saúde da Estácio FMJ- Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte; 2 Geógrafo, Mestre em Geografia e docente das disciplinas de Ecologia e Análise Textual da Estácio FMJFaculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte; 3 Especialista em Saúde Coletiva, Coordenadora do Curso de Enfermagem e docente das disciplinas de Relacionamento e Comunicação em Enfermagem, Saúde da Família e Fisioterapia no Saúde da Família da Estácio FMJ- Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem 1. Modelos de Ensino em Enfermagem