Roda de Conversa
546 | EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE MEMBROS DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA | Autores: Silvio José de Queiroz (Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás) ; Leandro Alves Rodrigues (Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição) ; Louhana Silva Benício de Souza (Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição) ; Silvia Rosa de Souza Toledo (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Monica Andrade (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) |
Resumo: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE MEMBROS DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA QUEIROZ, Silvio José de 1 RODRIGUES, Leandro Alves Souza2 SOUZA, Louhana Silva Benício de3 TOLEDO, Silvia Rosa de Souza4 ANDRADE, Monica de5 1. Doutorando em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Professor Assistente do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Enfermeiro. E-mail: silvio.resgate@gmail.com. 2. Pós-graduando em Enfermagem Emergência e Urgência pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN). Enfermeiro graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Membro Fundador da Liga de Saúde Coletiva. 3. Pós-graduanda em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN). Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Membro Fundador da Liga de Saúde Coletiva. 4. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Pós-graduação em Preceptoria para o SUS, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). 5. Doutora em Ciências Biológicas pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Franca - SP. Bióloga. Palavras-chave: Currículo. Educação em Enfermagem. Saúde Coletiva. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática - Modelos de Ensino em Enfermagem Introdução: O processo de ensino em saúde vem se modificando ao longo dos anos, evidenciando-se a necessidade de novas formas de qualificar o ensino superior, na qual a universidade abandone a perspectiva centrada na transmissão de informações e o aluno assuma um papel ativo na produção de seu conhecimento. As ligas acadêmicas se inserem nesse contexto, como um meio propenso para o desenvolvimento de competências em conhecimento científico, habilidades de raciocínio clínico e pensamento crítico, à medida em que a atuação dos estudantes em atividade extracurriculares na comunidade, possibilita o amadurecimento profissional do acadêmico. A integração entre ensino e assistência, promove um ambiente propício ao contato com a realidade dos serviços de saúde e do processo saúde doença de um determinado indivíduo/local 2,4,5. A extensão permite o extrapolar dos "muros" da universidade, contribuindo para que alunos e professores se aproximem da comunidade com ações colaborativas nas mais diversas áreas do conhecimento4. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atua em ações voltadas para o trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão, na proteção e promoção da saúde e na prevenção de agravos e doenças, contribuindo para a formação integral do enfermeiro. Objetivos: relatar a experiência dos acadêmicos do curso de enfermagem durante a atuação da LASC na extensão universitária. Método: Relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do curso de Enfermagem, com atuação na Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) de janeiro de 2014 a maio de 2015. A problemática foi desenhada a partir de métodos descritivos e observacionais. Resultados: - Relatando a Experiência: A primeira ação de extensão desenvolvida pelos membros da liga ocorreu no mês de fevereiro de 2014, num Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) na região leste de Goiânia. Os alunos realizaram aferição de pressão arterial e glicemia capilar, pesagem e medição para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações aos pacientes sobre prevenção de câncer de boca, durante evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde na referida unidade. No mês de setembro de 2014, os membros da LASC participaram do evento "Pit Stop da Saúde", promovido pela Gerência de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente da secretaria municipal de saúde de Goiânia, que ocorreu em duas escolas estaduais localizadas uma na região Sudoeste e outra na região Noroeste. Realizou-se uma dinâmica entre as crianças, os adolescentes e jovens que compareceram no evento com o objetivo de conscientizá-los a cerca do tema prevenção das situações de violência. Em março de 2015, foram realizadas duas palestras sobre o tema dengue e chikungunya, uma com crianças do ensino fundamental e outra com alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) de instituições de ensino municipais da região Leste de Goiânia. Outras experiências extensionistas foram realizada no âmbito da educação em saúde ao longo de 2015. A integração ensino-serviço-comunidade objetiva qualificar a assistência à saúde individual e coletiva e a formação profissional, por meio do trabalho pactuado e integrado entre estudantes e professores dos diversos cursos da área da saúde em conjunto com os trabalhadores das equipes dos serviços de saúde1. - Avaliando a Experiência: As atividades extensionista têm como objetivo a construção de uma sociedade mais crítica e reflexiva, e assim gerar autonomia e participação da população nas decisões e resoluções para as questões demandadas pelo contexto no qual estão inseridas, pelos sujeitos e pelo entorno social geral. Por meio destas atividades os acadêmicos tem a oportunidade de complementar a sua formação universitária que às vezes é um pouco fragmentada, propiciando para o discente a aplicabilidade dos conhecimentos e conteúdos adquiridos na universidade na prática por meio dessas atividades sociais que estão inseridas dentro da extensão universitária. As ações sociais e atividades comunitárias desenvolvidas pelos membros da Liga favorecem maior envolvimento dos futuros profissionais às ações referentes à saúde coletiva, proporcionando assim aos membros da liga e à comunidade alvo, maiores conhecimentos acerca dos temas abordados durante esses eventos, além de trabalhar a pedagogia da problematização por meio do método do arco de Charles Maguerez (Arco de Maguerez), no intuito de aproximar a teoria e a prática. Considerações: A LASC foi à primeira Liga institucionalizada, que aborda a temática saúde da coletividade, fundada a partir do interesse de acadêmicos de enfermagem em complementar o conhecimento oferecido durante a graduação, sendo aberta a todos os acadêmicos regularmente matriculados em algum curso superior na área da saúde. A partir da nossa vivencia, ficou evidente que a LASC colaborou e vem colaborando para o desenvolvimento acadêmico de todos os seus membros, por permitir a realização de ações sociais e atividades comunitárias bem como o aprimoramento em trabalhos científicos com o intuito de aproximar teoria e prática, pois além de proporcionar conhecimento prático-científico foi capaz de contribuir para maturidade de seus integrantes, propiciando assistência de melhor qualidade ao público alvo nas ações sociais. Referências Albuquerque, VS. et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev bras educ méd, v. 32, n. 3, p. 356-62, 2008. Cyrino, EG; Pereira, MLT.; Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública. v.20 n.3 Rio de Janeiro. 2004. Machado, MFAS. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciênc saúde coletiva. v. 12, n. 2, p. 335-42, 2007. Queiroz, S.J, et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Fragmentos de Cultura. V. 24, especial, pg 73-78. Dez 2014. Santana, ACDA.; Ligas acadêmicas estudantis. O mérito e a realidade. Medicina (Ribeirão Preto). v. 45. n.1. p. 96-8. 2012. |