Roda de Conversa
543 | AS LIGAS ACADÊMICAS NO PROCESSO FORMATIVO DO ENFERMEIRO | Autores: Silvio José de Queiroz (Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás) ; Maria Madalena Delduqui Lemes (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Monica Andrade (Universidade de Franca) ; Ivete Santos Barreto (Universidade Salgado Oliveira e Conselho Regional de Enfermagem) ; Angela Cristina Bueno Vieira (Universidade Salgado Oliveira e Conselho Regional de Enfermagem) |
Resumo: AS LIGAS ACADÊMICAS NO PROCESSO FORMATIVO DO ENFERMEIRO QUEIROZ, Silvio José de1 LEMES, Maria Madalena Delduqui2 ANDRADE, Monica3 BARRETO, Ivete Santos4 VIEIRA, Angela Cristina Bueno5 1. Enfermeiro. Doutorando em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Professor Assistente do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Enfermeiro. E-mail: silvio.resgate@gmail.com. 2. Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFG. Professora Assistente do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 3. Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Franca - SP. Bióloga. 4. Enfermeira. Mestre em Ciencias da Saúde pela UNB, professora do curso de enfermagem da Universo Goiânia. 5. Enfermeira. Doutoranda em Psicologia pela PUC GOIÁS, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universo Goiânia. Ensino. Curriculo. Enfermagem Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática - Modelos de Ensino em Enfermagem Introdução: As Ligas Acadêmicas foram idealizadas no Brasil durante o período da ditadura militar, contexto que favoreceu o despertar dos questionamentos relacionados à essência dos ensinamentos realizados pelas universidades, o seu direcionamento e aplicabilidade da expansão do conhecimento intelectual teórico-prático, e tem a sua base estruturada no ensino, pesquisa e extensão, o que atualmente é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde. Objetivos: Proporcionar ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades promovendo saúde e transformação social; aproximar o acadêmico ao mercado de trabalho e desenvolver e ampliar o senso crítico e o raciocínio científico. Método: Um grupo de quatro acadêmicos do curso de enfermagem interessados em expandir conhecimento acerca da urgência e emergência pré hospitalar se organizaram em busca do apoio de professores ligados a área de interesse, a partir daí foram orientados na elaboração do Estatuto e Regimento da Entidade. Posteriormente, a proposta foi apresentada e aprovada por unanimidade em reunião de colegiado do curso de enfermagem. Resultados: A Liga do trauma já contemplou 82 acadêmicos do curso de enfermagem, que após o processo seletivo, se tornam membros efetivos e iniciam plantões nas Unidades de Suporte Avançado de Vida do Serviço Móvel de Urgência de Goiânia, por 01 ano. Em dezembro de 2008 participaram da ajuda humanitária as vítimas da enchente do Vale do Itajaí-SC, no atendimento de vítimas, distribuição de alimentos e organização dos donativos; participam de treinamentos na área de urgência e emergência; reuniões cientificas; ministram palestras em creches e escolas do munícipio de Goiânia; atuam em campanhas de prevenção e promoção de saúde, visando a redução da morbimortalidade no transito e outras causas externas e produção cientifica. Vários egressos foram aprovados em processos seletivos de residências de urgência e emergência e/ou ingressaram no mercado de trabalho, considerando o currículo construído durante a permanência na Liga. Conclusão: por fim, as Ligas Acadêmicas indiscutivelmente são benéficas tanto para o aluno quanto para a sociedade no geral, potencializando e disseminando o conhecimento adquirido pelo acadêmico, elevando grau de amadurecimento do acadêmico de Enfermagem, gerando ações em prol da vida. Referências Queiroz SJ, et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Fragmentos de Cultura. V. 24, especial, pg 73-78. Dez 2014. Albuquerque SACD. Ligas acadêmicas estudantis. O mérito e a Realidade. Medicina (Ribeirão Preto) 45(1):96-8, 2012. Filho. Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas à Propósito de um Repensar Necessário. Revista Brasileira de Educação Médica, 35 (4):535-543; 2011. |