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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 478

Roda de Conversa


478

MODELO DE PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DA EXPERIÊNCIA.

Autores:
Lucilane Maria Sales da Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Rocineide Ferreira da Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: O processo de trabalho cuidar do enfermeiro permanece ainda fortemente influenciado pelo modelo biomédico, hegemônico e procedimento-centrado. Entretanto, nas novas relações desse trabalho, o enfermeiro assume diferentes atitudes, deixando a posição de mero executor de tarefas, normas e regras para assumir a autodeterminação do seu fazer, além de ajustar a distância entre o cuidado direto e o gerenciar entendido como cuidado indireto.1 A cisão entre gerenciar e cuidar não encontra eco no perfil de enfermeiro exigido na atualidade. Assim, fazer o processo de trabalho na dimensão da gerência do cuidado direto e indireto implica em tê-lo como pilar mestre das ações do enfermeiro.2 No tocante a interdisciplinaridade, a universidade, como local de aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimento, cada vez mais precisará acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e simultaneamente apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam da construção de novos conhecimentos. A universidade precisará acompanhar o ritmo das mudanças que se operam em todos os segmentos que compõem a sociedade. O mundo está cada vez mais interconectado, interdisciplinarizado e complexo3. Objetivo: Teve-se como objetivo relatar a experiencia do uso de um modelo de prática interdisciplinar, implementada no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Metodologia: Trata de relato da experiência de um modelo de prática que envolve duas disciplinas do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, ou seja, Saúde da Mulher e Administração do Processo de Trabalho em Enfermagem. A experiência foi iniciada no ano de 2013 e atualmente continua sendo implementada, uma prática interdisciplinar que ocorre semestralmente, a partir do envolvimento dos docentes e também dos discentes matriculados nestas disciplinas, que são ofertadas no sexto semestre do curso de graduação em Enfermagem. Relatato da experiência: O curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará está organizado conforme o Projeto Pedagógico do Curso em 09 semestres distribuídos ao longo de quatro anos e meio. No curso, tem sido constante as discussões dos docentes quanto a utilização de estratégias que possam articular melhor as disciplinas, e principalmente aquelas que ocorrem no mesmo semestre do curso. Foi assim que, os docentes das disciplinas denominadas Saúde da Mulher e Administração do Processo de Trabalho em Enfermagem, ambas ofertadas no sexto semestre, tomaram a iniciativa de organizar uma atividade interdisciplinar envolvendo as mesmas. A proposta está assim descrita: durante a prática da disciplina saúde da mulher, que se desenvolvia em maternidades e unidades básicas de saúde, o aluno também teria um roteiro de observações e um diário de campo para observar e anotar como se processa também a organização do processo de trabalho da enfermagem para o atendimento a mulher. No roteiro constavam todas as orientações necessárias para esta atividade, incluindo observação de temas como, liderança, supervisão do trabalho da enfermagem, manuais, normas e rotinas, visão, missão e a filosofia institucional e da enfermagem para o atendimento a mulher, processo de tomada de decisão, como a equipe de enfermagem se relaciona e planeja seu trabalho, o marketing da enfermagem, as relações do processo de trabalho com as teorias administrativas com foco nas clássicas e burocrática, entre outros temas. Assim, a proposta foi amplamente aceita por todos os docentes que atuavam nas duas disciplinas. O segundo passo era apresentá-la aos discentes, estes em um primeiro momento ficaram relutantes a ideia com argumentos de que poderiam perder tempo na observação em relação a realização das práticas. Após ampla discussão e teorização sobre a importância do estudante de enfermagem entender que o cuidado direto e indireto estão interligados e o enfermeiro em sua prática precisa estar atento a todas as ações, pois quem organiza o setor para a assistência a mulher, em geral, são os profissionais da enfermagem. A proposta após ser discutida em seus pormenores tanto por docentes quanto pelos discentes, foi aprovada e ficou acordado que seria implementada na sua íntegra. Assim, ao final das duas disciplinas é realizado um seminário em que os grupos de alunos apresentam um relatório contemplando as questões observadas e o cuidado realizado, e todo o grupo de docentes e discentes fazem a discussão coletiva das situações apresentadas. Conclusão: Podemos concluir que esta atividade, vem sendo uma experiência importante tanto para integração das duas disciplinas quanto para reduzir a dicotomia entre teoria e prática, já que o relato desta experiência nos revela a cada semestre um olhar diferenciado dos alunos para o processo de trabalho do enfermeiro com enfoque na assistência e na gerência do cuidado dispensado a mulher. Antes desta nova orientação os discentes neste campo de prática permaneciam com um professor orientador, mas se restringiam a lidar com as situações que envolviam apenas o cuidado direto as mulheres nas diversas situações como, parto, puerpério, prevenção ginecológica, entre outras. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: Esta ação mobilizou doscentes e discentes ao entendimento de que a enfermagem é responsável pelo cuidado, mas também pela organização do trabalho para o cuidado. Além disso, houve maior aproximação dos docentes que realizam o planejamento desta ação juntos e conseguem visualizar uma forma de integração disciplinar que consegue agregar uma experiência de interdisciplinaridade a formação do profissional da enfermagem. Esta proposta de interdisciplinaridade coaduna com a necessidade atual de integração dos diversos campos disciplinares do ensino de enfermagem para que o profissional possa compreender todo o contexto de seu processo de trabalho e prestar uma assistencia qualificada em todas as áreas. Descritores: Enfermagem, processo ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade. Referências: CHRISTOVAM BP, PORTO I.S, OLIVEIRA DC. Gerência do cuidado de Enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 734-41, jun. 2012. MONTEZELLI JH, PERES AM, BERNARDINO E. Demandas institucionais e demandas do cuidado no gerênciamento de enfermeiros em um pronto socorro. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 64, n. 2, p. 348-54, Abr. 2011. THIESEN JS. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, V. 13, n. 39, p. 545-554, Dec. 2008. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Modelos de Ensino em Enfermagem. 1. Enfermeira. Dra. em Enfermagem, profa. Associada da Universidade Estadual do Ceará. Email: lucilanemaria@yahoo.com.br 2. Enfermeira.Dra. em Enfermagem, profa. Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. 3. Enfermeira. Ms. em Enfermagem. Profa. Assistente da Universidade Estadual do Ceará. 4. Enfermeira. Ms. em Enfermagem. Profa. Assistente da Universidade Estadual do Ceará. 5. Enfermeiro.Dr. em Enfermagem, prof. Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.