Roda de Conversa
450 | O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. | Autores: Carmen Elizabeth Kalinowski (UFPR e UNIFESP) ; Larissa Sapucaia Ferreira Esteves (Enfermeira. Mestre em 2011. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Enfermagem-GEPAG da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Docente do curso de enfe) ; Isabel Cristina Kowal O. Cunha (Enfermeira. Livre Docente. Professora Associadado Departamento de Administração e Saúde Coletiva e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Enfermagem - GEPAG da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Feder) |
Resumo: Introdução: O ensino em enfermagem tem sido foco de muitos estudos e debates, principalmente, após a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no ano de 2001, gerando uma série de reestruturações na formação profissional e, em particular, no Estágio Curricular Supervisionado. A Carta de Belém (PA) para a Educação em Enfermagem redigida após dos debates do SENADEn de 2012, destaca a necessidade de repensar a prática do ECS e os desafios encontrados na implantação deste método de ensino aprendizagem na formação profissional1. Esse momento possui um significado especial na formação do profissional enfermeiro, pois o estudante exerce maior autonomia no contato direto com a realidade de saúde da população e do trabalho, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional e a oportunidade de mobilizar todo o aprendizado teórico prático adquirido ao longo da formação2. Dentre as dificuldades e desafios enfrentados pelos cursos de graduação enfatizados na Carta, estão a falta de conceito claro entre atividade prática, atividade teórico prática, prática clínica e estágio curricular supervisionado; a falta de clareza quanto ao papel do enfermeiro de campo nas atividades de ECS; além das dificuldades em ampliar e regular a oferta de campos de prática clínica e ECS3. Em resposta aos questionamentos realizados o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) publica a Resolução n. 441/2013 que estabelece sua compreensão para atividade prática, estágio curricular supervisionado e estágio não obrigatório, emitindo também seu parecer quanto à participação dos enfermeiros das unidades concedentes de estágio nas atividades educacionais3. Em busca de outras posições acerca da temática, percebe-se que não há, na literatura nacional, revisões que possam auxiliar na discussão acerca do Estágio Curricular Supervisionado na graduação em enfermagem, seus meios, métodos, resultados e seu impacto na formação profissional de enfermeiros. A Revisão Integrativa da literatura (RI), que compõe o arsenal metodológico da Prática Baseada em Evidência (PBE), tem como proposta reunir e sintetizar resultados de pesquisa sobre um determinado assunto ou questão, de forma sistemática e organizada contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado4. A RI permite incluir literatura teórica e empírica, além de estudos com diferentes desenhos metodológicos (qualitativos e quantitativos), mas que investiguem problemas idênticos ou similares. Seu desfecho é a construção de uma conclusão a partir da síntese dos principais achados, após a avaliação sistemática dos objetivos, materiais e métodos de cada estudo incluído, possibilitando a análise do conhecimento pré-existente sobre o tema investigado4. Objetivos: buscar as evidências disponíveis na literatura sobre a operacionalização e as contribuições do ECS na formação em enfermagem no Brasil. Método: trata-se de um protocolo para RI como referencial metodológico que norteará o estudo. Para sua realização foram percorridas seis etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, estabelecimento dos critérios de inclusão/exclusão (seleção da amostra), definição dos estudos pré-selecionados e selecionados, categorização dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento4. A construção da pergunta norteadora foi baseada na estratégia Paciente, Intervenção, Comparação, Outcomes ou desfecho e Tempo (PICOT)5, sendo ela: Como a literatura tem apresentado a vivência dos estudantes de enfermagem brasileiros (P) ao realizarem o Estágio Curricular Supervisionado (I) e quais tem sido as contribuições desse momento de formação para a graduação em enfermagem (O) a partir de 2002 (T)? Para a seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), US Nacional Library of Medicine/Nacional Institutes of Health (PubMed/MEDLINE) e Education Resources Information Center (ERIC). A combinação dos descritores e palavras chaves se deu por meio dos operadores booleanos AND (combinação restritiva) e OR (combinação aditiva), sendo que entre os descritores/palavras chaves do mesmo acrônimo da estratégia PICOT foi utilizado o OR juntamente com a combinação entre acrônimos diferentes5. Os critérios de inclusão dos artigos foram: estudos originais; disponíveis na íntegra; publicados em português, inglês ou espanhol; pesquisas que retratam a prática de estágio em âmbito nacional publicadas periódicos nacionais e internacionais e que estejam dentro do recorte temporal de 2002 á 2015. Já os critérios de exclusão estabelecidos foram: pesquisas que não detalham o método de pesquisa utilizado, que versam sobre estágios no ensino médio da enfermagem, e que versam sobre estágios nos cursos de licenciatura em enfermagem. A busca dos dados aconteceu por meio do gerenciador de referencias ENDNOTE Basic e a para a extração dos dados dos artigos incluídos na RI ocorreu a partir de um instrumento previamente validado que contempla os seguintes itens: identificação, instituição sede do estudo, tipo de publicação, objetivos, características metodológicas do estudo (local, população ou amostra, instrumento de coleta de dados, tratamento e análise dos dados), intervenções realizadas, resultados implicações para a prática14 e avaliação do rigor metodológico (nível de evidência). Resultados: foram encontrados 4.693 artigos, desses 60 eram artigos duplicados. Na base de dados ERIC foram encontrados 382, na LILACS 989, na SCIELO 172 e na PUBMED/MEDLINE 3091 artigos. Após a leitura de todos os títulos e resumos foram selecionados 35 (ERIC/0; LILACS/28; SCIELO/5; PUBMED/MEDLINE/2) para leitura na íntegra. Desses, 11 farão parte da RI. Conclusões: há poucas publicações acerca do ECS o que pode dificultar o embasamento dos atuais debates; as escolas de graduação em enfermagem não possuem na literatura atual meios/métodos de operacionalizar o ECS para contribuir com as reformulações curriculares; os debates atuais estão sendo sustentados por práticas empíricas e vivências pessoais de formação. As publicações selecionadas possuem baixo nível de evidência uma vez que trata-se de relatos de experiências. Referências 1. Associação Brasileira de Enfermagem. Carta de Belém (PA) para a educação em enfermagem brasileira. Rev. Bras Enferm. Brasília. 2012 [acesso em 2015 dez. 15];65(4):696-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672012000400022&script=sci_arttext 2. Colliselli L, Tombini LHT, Leba ME, Reibnitz KS. Estágio curricular supervisionado : diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço. Rev. Bras Enferm [internet]. 2009 [acesso em 2016 jan. 10]; 62(6):932-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n6/a23v62n6.pdf 3. Brasil. Resolução COFEN nº. 441, de 15 de maio de 2013. Dispõe sobre participação do enfermeiro na supervisão de atividade prática e estágio supervisionado de estudantes dos diferentes níveis da formação profissional de enfermagem [internet]. Diário Oficial da União. 2013 mai. 21; Seção 1; Edição 96. p.171. [acesso em 2016 jan. 15]. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/resolucao-cofen-no-4412013_19664.html 4. Mendes KDS; Silveira RCCP; Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. [internet]. 2008 [acesso em 2016 abr. 15]: 17(4): 758-764. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf 5. Stillwell, SB; Fineout-Overholt, E; Melnyk, BM; Williamson, KM. Evidence-Based Practice, Step by Step: Asking the Clinical Question: A Key Step in Evidence-Based Practice. AJN [internet]. 2010 [acesso em 2016 abr. 15]: 110(3): 58-61. Disponível em http://journals.lww.com/ajnonline/Fulltext/2010/03000/Evidence_Based_Practice,_Step_by_Step__Asking_the.28.aspx# |