Comunicação coordenada
440 | PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A MONITORIA DE SEMIOTÉCNICA | Autores: Jaqueline Dias (Universidade Estadual do Paraná campus Paranavaí) ; Edilaine Maran (Universidade Estadual do Paraná campus Paranavaí) ; Amanda Geisy Hoeckele (Universidade Estadual do Paraná campus Paranavaí) ; Maria Fernanda do Prado Tostes (Universidade Estadual do Paraná campus Paranavaí) ; Willian Augusto de Melo (Universidade Estadual do Paraná campus Paranavaí) |
Resumo: Introdução: A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que apoia pedagogicamente o aluno no desenvolvimento de habilidades técnico científicas1. Objetivo: Descrever a percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre a monitoria de Semiotécnica. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada junto a 23 acadêmicos do terceiro ano de Enfermagem. A entrevista ocorreu em sala de aula, em junho de 2016. Na análise emergiram duas categorias: 1. experiências e dificuldades vivenciadas na monitoria; 2. contribuições da monitoria para o processo de ensino-aprendizado. Resultados: Dentre as experiências vivenciadas na monitoria, a maioria dos alunos expressou uma experiência gratificante, em virtude de treinar e aprimorar as técnicas aprendidas em sala de aula e, associar a teoria e prática reforçando o conhecimento teórico. Quanto às dificuldades vivenciadas, um número expressivo de alunos referiu não ter vivenciado dificuldades, porém alguns discentes relataram dificuldades em realizar a técnica no manequim de simulação humana devido o uso de materiais vencidos e, dois alunos comentaram da dificuldade do monitor em atender e acompanhar os procedimentos em virtude de muitos alunos em alguns encontros de monitoria. Dentre as contribuições da monitoria, as falas dos alunos remete uma experiência rica pautada no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras, maior segurança na execução das técnicas e capacidade para lidar com situações que não estavam planejadas. Conclusão: Ficou evidente que apesar de algumas dificuldades vivenciadas, a experiência da monitoria oportunizou o aperfeiçoamento das técnicas e aprendizagem interativa, o que contribuiu para a formação discente e qualificação para o exercício profissional. Contribuições: Destaca-se a importância de Instituições de Ensino Superior proporcionar monitorias acadêmicas de Enfermagem como uma ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem. Referências: 1. Consul-Giribet M, Medina-Moya JL. Pontos fortes e deficiências da Aprendizagem Baseada em Problemas sob a perspectiva profissional de enfermeiras. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2014 set-out [acesso 2016 Jul 05]; 22(5):724-730. Disponível em: . DESCRITORES: Ensino-Aprendizagem. Educação em enfermagem. Estudantes de enfermagem. |