Roda de Conversa
437 | ATIVIDADES FORMATIVAS DO ENFERMEIRO ASSISTENCIAL HOSPITALAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | Autores: Ana Caroline Caciola (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Carlos Henrique Antonio (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Monica Aparecida Rodrigues Luppi (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) |
Resumo: ATIVIDADES FORMATIVAS DO ENFERMEIRO ASSISTENCIAL HOSPITALAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1Ana Caroline Caciola 2Carlos Henrique Antonio 3Mônica Aparecida Rodrigues Luppi Introdução: Com uma realidade de trabalho complexa atrelada a avanços tecnológicos, o Enfermeiro Assistencial Hospitalar necessita de formação e atualização adequadas. Objetivo: este estudo visa compreender as abordagens percebidas nos estudos sobre as atividades educativas do Enfermeiro Assistencial Hospitalar. Metodologia: a metodologia utilizada foi uma Pesquisa Bibliográfica baseada em artigos científicos da área da saúde publicados nas bases de dados Scielo, Bdenf e Lilacs, tendo sido selecionados 10 estudos dos últimos 7 anos, entre o período de 2007 a 2013. Resultados: evidencia-se uma prática educacional e didática baseados no modelo biomédico, porém com propostas em construção baseadas na Educação Permanente em Saúde. Identificou-se as principais necessidades formativas do enfermeiro, suas dificuldades e facilitadores, as principais ferramentas utilizadas na Educação do Enfermeiro Assistencial baseadas na Educação Permanente em Saúde, Continuada e em Serviço. Entretanto foram muito escassos os detalhes dos planejamentos pedagógicos e didáticos do programas de educação. Conclusão: o investimento por parte das instituições hospitalares, a adesão aos programas formativos e postura crítico-reflexiva dos enfermeiros, além do papel das instituições formadoras durante a formação de seus alunos são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do Enfermeiro. Sugere-se aprimoramento pedagógico e didático dos Enfermeiros para lidar com a educação dos profissionais enfermeiros em ambiente hospitalar de acordo com a realidade de cada instituição, sendo a Educação Permanente em Saúde, Educação Continuada e Educação em Serviço uma estratégia na construção e realização pessoal, aprimoramento e desenvolvimento dos Enfermeiros Assistenciais inseridos no ambiente hospitalar.Contribuições: Espera-se ampliar a divulgação das atividades educativas desenvolvidas no aprimoramento profissional do enfermeiro e na construção de ferramentas para aperfeiçoamento relacionando teoria-prática. Descritores: Educação continuada, Educação Permanente, Educação em Serviço Referências: Marinho, CDSR, Morais FLA, Martini, JG, Backes,VMS. Educação permanente em saúde: uma estratégia para articular ensino e serviço. North Network Nurs Journ. 2013; 14 (5): 1050-60. Garanhani, ML, Kikuchi, EM, Garcia, SM, Ribeiro, RP. As práticas educativas realizadas por enfermeiros da área hospitalar publicados em periódicos nacionais. Rev Cienc Cuid Saúde. 2009;8(2): 205-212. Godinho, JSL, de Mello TCM. The permanent education in intensive care units: a review article. Onli Brazil Journ of Nurs. 2009; 8(2). 1 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, email: carol.caciola@hotmail.com. 2 Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, email: carlosha.ucm@gmail.com 3 Mestre em Educação, Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, e mail: monica@luppi.com.br. |