Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 366

Roda de Conversa


366

A TAXIONOMIA DE ENNIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: UMA REFLEXÃO PARA ENFERMAGEM

Autores:
Cleide Gonçalo Rufino (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Harlon França de Menezes (Escola de Enfermagem Anna Nery) ; Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermagem Anna Nery) ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas (Escola de Enfermagem Anna Nery) ; Adriana da Silva Santiago (Escola de Enfermagem Anna Nery)

Resumo:
Introdução: O pensamento crítico enquanto "uma forma de pensamento racional, reflexivo, focado naquilo em que se deve acreditar ou fazer", tornou-se uma área de interesse para investigadores e educadores, inclusive em diretrizes de ensino, entre elas, a Enfermagem. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF) visam a formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a saúde da população. Objetivos: Refletir acerca da Taxonomia de Ennis e o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem. Descrição Metodológica: Trata-se de uma reflexão, que se baseou nas buscas de literaturas nacionais e internacionais produzidas sobre a Taxonomia de Ennis e pensamento crítico, sendo encontrados 6 artigos e duas dissertações para embasamento teórico. Resultados: Estudos demonstram claramente que é fundamental promover o pensamento crítico dos alunos, pois o uso de capacidades de pensamento crítico ajuda o indivíduo a resolver eficazmente problemas com que se confronta, a tomar decisões racionais e a participar plenamente numa sociedade democrática. Neste contexto, surge a necessidade de estabelecer estratégias que se afigurem como promotoras do pensamento crítico no âmbito da construção de um referencial que apoie os professores no desenvolvimento de práticas, fundamentadas pela investigação, promotoras do pensamento crítico dos alunos, tal como foi explicitado no ponto anterior. Conclusão: A taxionomia de Ennis poderá contribuir para desenvolver a capacidade do acadêmico de enfermagem pensar criticamente sobre a realidade que ira enfrentar na sua pratica profissional e participar ativamente para construção de uma sociedade democrática. Contribuições / implicações para a Enfermagem: Para a enfermagem, considerando que a taxonomia de pensamento crítico de Ennis permite uma identificação clara e fácil das capacidades de pensamento crítico, e sendo os itens elaborados a partir de propostas concretas encontradas na taxonomia de Ennis, o professor de enfermagem pode facilmente identificar quais as capacidades exigidas por cada um dos itens.