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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 347

Roda de Conversa


347

A PRÁTICA BASEADA EM EVIDENCIAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA ENFERMAGEM OBSTETRÍCA PARA A GRADUAÇÃO

Autores:
Ingrid Raiane Renê Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Tiago de Nazaré das Chagas E Chagas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Thiago do Reis de Oliveira Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Sandra Helena Isse Polaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA))

Resumo:
A PRÁTICA BASEADA EM EVIDENCIAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA ENFERMAGEM OBSTETRÍCA PARA A GRADUAÇÃO. Ingrid Raiane Renê Cordeiro1 Tiago de Nazaré das Chagas e Chagas2 Thiago do Reis de Oliveira Costa3 Sandra Helena Isse Polaro4 Geyse Aline Rodrigues Dias5 INTRODUÇÃO: Por definição, a Prática Baseada em Evidências (PBE) compreende "o uso consciente, explicito e judicioso da melhor evidência atual para a tomada de decisão sobre o cuidar individual do paciente"¹. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos, durante as aulas teóricas de Enfermagem Obstétrica. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre as aulas teóricas do curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e tiveram como tema o "processo de parturição", onde a docente, fez uso de uma abordagem centrada na "PBE" buscando, estimular o raciocínio crítico e reflexivo. RESULTADOS: O estudante e futuro profissional, deve estar habituado a analisar criticamente o contexto da prática, e assim, converter situações adversas em objeto de investigação, conhecer as análises de estudo e confiabilidade, capacidade de associar achados clínicos a evidencias científicas, e a competência de implementar novos métodos baseados em seus achados e de avalia-los constantemente. CONCLUSÃO: Os acadêmicos mostraram-se satisfeitos ao método, uma vez que foram induzidos ao raciocínio lógico, logo, a utilização desta abordagem, mostra-se eficaz para o aprendizado em enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Trabalhar o cotidiano do serviço de assistência à mulher dentro de sala de aula, expondo todas as possibilidades e a responsabilidade do enfermeiro na avaliação, e tomada de decisão, são sem dúvida uma grande contribuição na formação de enfermeiros comprometidos com uma assistência de qualidade. Descritores: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA; EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM; ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS. REFERÊNCIAS: 1ATALLAH AN, CASTRO AA. Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo, Centro Cochrane do Brasil; 1998. 1Academica de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. ingrid_rene@live.com 2 Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 3 Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 4 Enfermeira, Professora doutora da Universidade Federal do Pará. 5 Enfermeira, Professora Mestre da Universidade Federal do Pará.