Comunicação coordenada
334 | ENSINO DAS COMPETÊNCIAS PARA LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: APROXIMAÇÃO DE UM MODELO AO PROJETO DE TESE | Autores: Cristiano Caveião (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdade Pequeno Princípe) ; Elizabeth Bernardino (Universidade Federal do Paraná) ; Simone Amestoy Coelho (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: Durante a formação do Enfermeiro é necessário que este adquira competências que o direcionem para o exercício da liderança. A estrutura educacional que privilegia a liderança compartilhada tem sido amplamente adotada nos Estados Unidos, em parte da Austrália, Canadá e Inglaterra. Neste modelo existem sistemas que permitem aos membros da equipe liderar na sua unidade ou no nível do microssistema.1 A American Nurses Association's Leadership Institute (ANA LI) possui um programa de treinamento para enfermeiros líderes com base nas competências extraídas do Center for Creative Leadership (CCL®), em que são adaptadas as competências mais relevantes no desenvolvimento de liderança em diferentes estágios da carreira profissional. As competências estão organizadas em três domínios: auto liderança; liderando os outros; e, liderando a organização. Elas servem de alicerce para todos os cursos ofertados por esta instituição. Na concepção do programa, a competência é considerada como um nível de desempenho esperado, ao qual integra: conhecimentos, habilidades e atitudes, que favorecem a experiência, e esta relaciona-se com o processo de aprendizagem. O conhecimento engloba o pensamento, a compreensão de teorias, padrões profissionais de práticas, as habilidades incluem a comunicação e soluções problemas, para que possa agir com capacidade e eficiência; a atitude favorece por meio do pensamento crítico a resolução de problemas e a tomada de decisão.2 O líder responde às necessidades dos serviços de saúde, portanto espera-se que estas competências possam apoiar os docentes das disciplinas de Administração em Enfermagem para o processo de ensino e aprendizagem das competências para a Liderança em Enfermagem. Este trabalho tem como objetivo descrever as competências citadas pelo Center for Creative Leadership no programa de treinamento para Enfermeiros líderes. Método: trata-se de um recorte do projeto de tese intitulado 'Competências e Estratégias de Ensino Aprendizagem para a Formação da Liderança do Enfermeiro'. Realizou-se um levantamento sistematizado no site da ANA LI no mês de Setembro de 2015, sobre o rol das competências desenvolvidas no curso, relacionando-as quanto a sua importância no processo de ensino da Liderança, para serem identificadas pelos docentes que ministram disciplinas de Administração em Enfermagem no Brasil. Os participantes que farão esta avaliação são pesquisadores e/ou docentes da área de Administração em Enfermagem, cadastrados em grupo de pesquisa registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, podendo pertencer a instituição de ensino pública ou privada. Resultados: no grupo da competência da auto liderança estão listadas as competências da adaptabilidade (abertura à influência, flexibilidade, ideias diferentes, colaboração com os outros, aceitabilidade das críticas); imagem (imagem do executivo, comunicação com confiança e estabilidade, adaptação a novas situações); iniciativa (motivar-se, autodisciplinado); integridade (construir relações, inspira confiança); capacidade de aprendizagem (conhecimento do trabalho, conhecimento do negócio) e autoconhecimento (disposição para melhoria pessoal). No grupo das competências liderando os outros: comunicação (comunicação eficaz, expressão de ideias de forma clara e concisa, disseminação de informações sobre decisões planos e atividades); conflito (enfrentando problemas com colaboradores, atuação de modo decisivo e com justiça ao lidar com situações problema); diversidade (alavancando as diferenças, aproveitando talentos para melhoria da efetividade organizacional); desenvolvimento de colaboradores (desenvolvimento e empoderamento) e relacionamentos (construir relações colaborativas). Já no grupo das competências liderando a organização: perspicácia empresarial (amplo conhecimento em negócios que vai além da sua área); mudança (gerenciamento de mudanças); tomada de decisão (determinação). Liderando a organização: influência (perspectiva estratégica, analisa problemas complexo); resolução de problemas (obtendo informações para gerenciamento de problemas); pensamento de sistemas (atuando sistemicamente, entende a política e a natureza da organização. Estabelece colaboração e aliança em toda a organização); visão e estratégia (planejamento estratégico, desenvolvimento de objetivos e estratégias de longo prazo; traduzir a visão em estratégias de negócio realista) e gerenciamento de projetos (organização, definição de prioridades). Conclusão: o ensino da liderança integra a formação do enfermeiro, sendo necessário e essencial o enfoque da mesma durante este processo. Este futuro profissional será responsável por atuar de forma abrangente, que inclui as dimensões assistencial e gerencial, sendo esta última uma das mais exigidas pelas instituições de saúde. As competências gerenciais sustentam o alcance dos resultados, possibilitando a inovação e permitindo a criatividade na implementação do cuidado. Contudo o ensino da liderança deve estar alinhado a uma estrutura sólida, que favoreça a prática profissional e permita que o futuro enfermeiro apresente desempenho adequado nos mais variados cenários, com possibilidades ampliadas de desenvolvimento de competências para a formação da Liderança. O rol de competências para a Liderança proposto pela ANA LI foi elaborado a partir de um conselho consultivo, composto por enfermeiros com expertises na área em diversas regiões dos Estados Unidos da América. A cada edição do curso, as competências são extraídas pelo processo baseado em evidências para que possam ser adaptadas às necessidades dos profissionais. Além disso, as mesmas são projetadas em três domínios que abrangem competências específica, consideradas necessárias para o avanço da carreira dos profissionais. As competências descritas pela ANA LI, poderão favorecer o ensino da Liderança e o alinhamento do cenário brasileiro com o internacional, pois os futuros resultados do estudo poderão indicar necessidades de alterações no processo de ensino-aprendizagem, em consonância com a rediscussão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem no Brasil, para que o mesmo possa acompanhar as transformações do processo de trabalho do enfermeiro. |