Roda de Conversa
319 | INTERDISCIPLINARIEDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Izabela Andrea da Silva (Faculdade Dom Bosco e Facear) ; Marli Aparecida Rocha de Souza (Faculdade Dom Bosco e Facear) ; Samantha Reikdal Oliniski (Facear) |
Resumo: Introdução: A interdisciplinaridade na educação tem como função envolver os professores das disciplinas curriculares, promovendo aos discentes formas de olhar um mesmo tema, por meio da compreensão e ligação entre as diversas áreas do conhecimento, na busca por unificar e não fragmentar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência realizada para trazer a interdisciplinaridade entre as disciplinas de clínica cirúrgica e unidade de terapia intensiva em um curso de graduação em Enfermagem de Curitiba. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. A troca de saberes na interação interdisciplinar é intrínseca à formação discente, uma vez que a reflexão crítica sobre a experiência promove a melhoria dessa prática. Para essa proposta optou-se por atividades em forma de seminários, com apresentação oral. Após cada tema apresentado os professores por meio de estudos de caso previamente confeccionados, fizeram questionamentos relacionando teoria e prática, buscando de forma linear, o elo entre o tema e as respectivas disciplinas. Resultados: A interdisciplinaridade possibilitou a interação das disciplinas, no sentido de evitar a dissociação e a compartimentalização do saber. Conclusão: A prática docente com olhar consciente, comprometido, envolvido, planejado e com condições de tempo entre os envolvidos, permite que a interdisciplinaridade, torne-se um processo de interação entre si e com a realidade. Luck H. Pedagogia da interdisciplinaridade: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2001. Leis HR. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Caderno de Pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas. 2005; 73: 1-23. Disponível em: Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; 2000. Peleias IR et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São Paulo. Avaliação. 2011; 16(3): 499-532. Descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Docente. Eixo temático: Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática: Modelos de Ensino em Enfermagem |