Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 301

Roda de Conversa


301

ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO: TÓPICOS ABORDADOS EM DISCIPLINAS AO LONGO DO CURSO NA OPINIÃO DE GRADUANDOS.

Autores:
Regina Celia de Oliveira (Universidade de Pernambuco) ; Aliny Cristina Cordeiro (Universidade de Pernambuco) ; Wylma Guimarães Bastos (Universidade de Pernambuco) ; Elizandra Cassia da Silva Oliveira (Universidade de Pernambuco) ; Danielle Chianca de Andrade Moraes (Universidade de Pernambuco)

Resumo:
ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO: TÓPICOS ABORDADOS EM DISCIPLINAS AO LONGO DO CURSO NA OPINIÃO DE GRADUANDOS. Aliny Cristina Cordeiro1 Regina Celia de Oliveira2 Wylma Guimarães Bastos3 Elizandra Cassia da Silva Oliveira4 Danielle Chianca de Andrade Moraes5 Introdução: O ensino da segurança do paciente no currículo dos cursos de graduação na área da saúde torna-se imprescindível nos dias atuais diante dos avanços científicos e tecnológicos no contexto da assistência a saúde. 1 Objetivo: verificar a compreensão dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, medicina e odontologia de uma instituição pública estadual da capital pernambucana sobre o ensino da segurança do paciente nas disciplinas cursadas. Descrição metodológica: Estudo exploratório, descritivo, quantitativo. Compôs a amostra 215 graduandos dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia, da Universidade de Pernambuco, cursando entre o quinto e o oitavo período. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário validado semiestruturado, autoaplicável, composto por oito questões fechadas, com vistas a identificar alguns tópicos abordados em aulas teóricas referentes à segurança do paciente2. Resultados: No entendimento dos graduandos os tópicos menos abordados nos cursos de graduação foram: Melhorar a eficácia da comunicação com os cuidadores, Registro e avaliação dos eventos adversos3 e a Prescrição eletrônica. Conclusões: Conclui-se que os alunos apresentam uma compreensão essencial dos demais tópicos relacionando-os à segurança do paciente e tem ciência dos riscos e dificuldades que impossibilitam uma assistência livre de danos. Implicações para Enfermagem: Entende-se que, o ensino da segurança do paciente deve ser inserido no currículo dos cursos de graduação em saúde, chamando-se a atenção para o curso de Enfermagem. Neste, a Segurança do paciente deve perpassar por todas as disciplinas ou módulos do curso, conforme se apresentação do currículo. Palavras-chave: Segurança do paciente; Enfermagem; Educação Superior; Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Referencias 1. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 529, de 01 de abril de 2013. Institui O Programa Nacional de Segurança do Paciente. Diário Oficial da União. 02 de abril de 2013. 2. Bogarin DF, Zanetti ACB, Brito MFP, Machado JP, Gabriel CS, Bernardes A. Segurança do paciente: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem. Cogitare Enferm. 2014; 19(3): 491-497. 3. Urbanetto JS, Gerhardt LM. Segurança do paciente na tríade assistência ensino pesquisa. Rev. Gaúcha Enferm. . 2013; 34 (3):8-9.