Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 278

Comunicação coordenada


278

ELABORAÇÃO DE MARCADORES PEDAGÓGICOS COMO SUBSÍDIO PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM

Autores:
Paulo Roberto Mix (Fundação Educacional Machado de Assis) ; Simone Edi Chaves (UNISINOS)

Resumo:
ELABORAÇÃO DE MARCADORES PEDAGÓGICOS COMO SUBSÍDIO PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM Paulo Roberto Mix; Simone Edi Chaves Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais¹ para o ensino de graduação em saúde inaugurou um movimento de mudança, entretanto observa-se, no campo da graduação em enfermagem, uma proposta de formação tecnicista e hospitalocêntrica. Cabe ao setor acadêmico compreender o avanço das políticas públicas do campo da saúde e traduzi-las em processos pedagógicos que permitam práticas inovadoras, com uma proposta de ensino da graduação disposta ao ineditismo². As instituições formadoras devem pensar novos modos de formação levando-se em consideração as necessidades regionais, apostar em cursos de graduação em enfermagem que gerem significados e práticas com orientação social, com participação dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Existe a necessidade de fortalecer a integração ensino-serviço-gestão e controle social. Espera-se qualificar a formação dos trabalhadores para as reais necessidades do setor da saúde com vigor político para um processo de mudança da realidade. Esta articulação se expressa no conceito do Quadrilátero da Formação³, onde se articulam ensino, onde estariam docentes e estudantes; gestão, os gestores do SUS; atenção, os trabalhadores e serviços de saúde; e controle social, os usuários, os movimentos sociais e a sociedade. Para atender essa nova visão do perfil de profissional de saúde com concepções de educação e saúde adequados a comunidade, na tentativa de romper a dissociação entre formação teórica em relação às exigências da realidade prática, de forma a atender as necessidades da sociedade devemos pensar novos arranjos para formação e estes devem ser direcionados e colocados nos inéditos ou reformulados nos PPC. O objetivo deste estudo foi propor marcadores pedagógicos que subsidiem a elaboração de um Projeto Pedagógico para um curso (PPC) de graduação em Enfermagem no município de Santa Rosa na Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) que fica localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com utilização de grupo focal, onde foram convidados participantes das quatro faces do quadrilátero para que juntos realizassem um debate sobre as necessidades de saúde da região, com vistas à proposição de um PPC de enfermagem. Para análise dos dados foi utilizada técnica de análise de conteúdo. O dispositivo utilizado para composição dos participantes do estudo foi baseado no Quadrilátero da Formação: ensino-serviço-gestão-controle social. Definida por critérios de escolha intencional do pesquisador. Deste modo os participantes do estudo foram atores com interface com a instituição em estudo e que atuam em uma das 4 faces do quadrilátero. Participaram dois participantes de cada uma das faces do quadrilátero. Assim os participantes do estudo foram: 2 enfermeiros docentes, 2 enfermeiros assistenciais, 2 gestores dos locais de campo de prática (hospital e atenção básica) e 2 representantes dos usuários. Como critério de inclusão na pesquisa os participantes deviam ser: docentes, enfermeiros que supervisionam atividades práticas, gestores da instituição de ensino ou dos serviços de saúde onde a instituição de ensino desenvolve atividades práticas e serem usuários dos serviços de saúde onde a instituição de ensino desenvolve suas atividades práticas. Foram realizados 3 encontros de grupo focal, gravados em áudio e com presença de anotador assistente, além do pesquisador. A coleta de dados aconteceu entre setembro e outubro de 2015. A pesquisa respeita as questões éticas e foi aprovada pelo CEP da UNISINOS sob o número 15/102. Após a realização das três sessões de grupo focal resultaram com a indicação de quatro marcadores pedagógicos afetos a formação do enfermeiro que foram: Compromisso com o SUS onde fica evidenciado a necessidade de pensar a formação do enfermeiro na perspectiva de que as instituições de ensino superior formam profissionais de saúde comprometidos com SUS. Outro marcador que surge é o da Integralidade da atenção à saúde, apesar da formação em enfermagem ter em sua essência o cuidado, a perspectiva do cuidado integral é algo recente no campo da saúde e consequentemente na profissão, romper com o paradigma de formação tecnicista é algo necessário e que se coloca ainda em pauta na formação em saúde. O terceiro marcador é o de Responsabilização nos processos de cuidado em saúde que é pensar criticamente a realidade, o aluno juntamente com a instituição de ensino, deve vivenciar experiências do cotidiano nos momentos de estágios ou práticas como momento de produção de significados para, se necessário, transformá-la e não somente criticar se algo está errado ou faltante, de certa maneira devem ser implicados com os problemas reais da população e de alguma forma procurar deixar uma marca ou se sentirem responsáveis por aquilo, deixando um efeito positivo para os indivíduos, coletivos e a instituição que ali estão e o último marcador é o de Gerenciamento e Liderança, os participantes trouxeram, que além de pensar uma formação em consonância com os princípios e diretrizes do SUS com foco na realidade local de saúde para alteração nos modos de fazer saúde, é preciso formar um enfermeiro que tenha além de habilidades técnicas, como sendo necessária e indissociável para formação do enfermeiro a característica fundamental de gestão aliada a liderança. Como proposta de intervenção do estudo apresentamos uma amostra de matriz curricular que servirá de sugestão para a implementação de um Curso de Enfermagem na perspectiva de reforçar o compromisso social e político e atender as exigências de novos modelos de formação no ensino superior. Para que seja possível um novo modo de formação de enfermeiros, a proposta da matriz em tela tem essa intenção, é premente a orientação desse processo formativo através das necessidades de saúde da população, com integração do ensino com serviço efetiva e bidirecional, construindo um alicerce sólido para transformação das práticas de atenção e do processo de trabalho e entendendo de que de fato a integralidade será uma realidade na atenção quando compreendermos o usuário e seus problemas como centro da atenção à saúde. Palavras-chave: Educação. Formação em enfermagem. Integralidade da atenção. 1. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CES/CNE nº 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para ocurso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF, 2001a. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015 2. SILVA, S. C. M. O ensino da saúde sob rodas em rede: cenários possíveis da educação superior na profissão do cuidado. 2010. 155 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. 3. CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. M O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004a.