Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 265

Comunicação coordenada


265

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ANATOMIA HUMANA

Autores:
Cléton Salbego (Universidade Federal de Santa Maria) ; Fernanda Almeida Fettermann (Universidade Norte do Paraná) ; Elisabeta Albertina Nietsche (eanietsche@gmail.com) ; Natalia Barrionuevo Favero (Universidade Federal de Santa Maria) ; Gabriela Fávero Alberti (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo:
Introdução: frente às incertezas do mundo contemporâneo, as responsabilidades atribuídas às Universidades têm exigido dos professores uma capacidade de aprendizado permanente, que perpassa as tensões presentes no dia a dia, que envolvem a avaliação do ensino e da aprendizagem dos estudantes universitários (1). Durante vários anos acreditou-se que as instituições de ensino possuíam todo o poder em relação aos conhecimentos, tornando-as o único caminho para a aprendizagem e transformação dos indivíduos. Assim, podemos dizer que o ensino se baseava na transferência de conteúdos formais, através do uso de práticas docentes mecânicas e repetitivas aos livros, não permitindo a participação e envolvimento de seus alunos por considerar os sujeitos desprovidos de conhecimento válido para fomentar discussões. Neste contexto, percebemos que os aprendentes tornaram-se desapoderados e destituídos de seu próprio processo de ensino-aprendizagem (2). Ao depararmo-nos com a docência universitária, percebe-se que esta têm revelado estudos relevantes sobre o redimensionamento da prática pedagógica, que implica uma mudança epistemológica, e não somente metodológica. Tendo presente essa dimensão do trabalho da educação na universidade, é que trazemos como foco de interesse do projeto de pesquisa intitulado "Percepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana" que está sendo desenvolvido com os cursos de graduação que compreendem esta disciplina na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santiago e que pretende investigar as percepções acadêmicas no que tange ao processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Anatomia Humana presente nos cursos de graduações da URI, campus de Santiago e, em que dimensão a pedagogia universitária pode contribuir para sua efetividade. Esta pesquisa proporcionou a construção deste trabalho, vez que, nos servimos de publicações acerca da Pedagogia Universitária para sustentar nossas discussões no que se refere o processo de ensinar e de aprender em Anatomia Humana, ainda, ressaltamos sua contribuição para o que se refere à desconstrução e construção pedagógica do ser docente desta disciplina. Para fins gerais a Anatomia Humana, apresenta-se como uma ciência que versa a respeito das estruturas e funções do corpo humano e apresenta - se como uma das ciências médicas mais antigas (3-4). Seu ensino é visto como um grande desafio para os docentes da área, partindo do ponto em que sua inserção na grade curricular dos cursos é logo no primeiro semestre, período em que aos nossos olhos, a maturidade dos sujeitos envolvidos na aprendizagem ainda esta em processo de transformação e fortalecimento. É válido salientar, que a disciplina possui uma carga de conteúdos muito extensa, se fazendo presentes com nomes incomuns as realidades já vivenciadas pelos estudantes, tendo nomenclaturas extensas, rebuscadas e de intricada compreensão. Com esse pensar, as práticas pedagógicas no ensino de graduação necessitam de um processo formativo que tenha sentido e relevância, tanto para os professores quanto para os estudantes, profissionais que tão logo estarão inseridos no mercado de trabalho. Para contribuir com o contexto apresentado(2), argumenta sobre a didática como uma importante teoria de formação, pois mune o professor de recursos para analisar sua instituição, seu curso, os conteúdos de sua disciplina, seus alunos e, através dessa análise, elaborar um processo de ensino focalizado na melhor aprendizagem de seus estudantes e em melhorias sociais, sempre visando à igualdade. Resumidamente, o docente terá quatro pontos a focar: a proposta pedagógica de sua instituição e curso, o conhecimento específico de sua disciplina, o conhecimento de metodologias e técnicas de ensino e o perfil de seus alunos. Objetivo: refletir sobre a relevância da Pedagogia Universitária na formação docente de Anatomia Humana. Metodo: reflexão teórica a partir de busca bibliográfica que contemplou a revisão de literaturas da pesquisa anteriormente citado. Esta foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago, sob CAAE 15751013.4.0000.5353. Para a elaboração desta reflexão foram utilizadas produções relacionadas às temáticas, Anatomia Humana e Pedagogia Universitária. Resultados: com o passar dos anos e, com o avanço dos processos de ensino, vários estudos começaram a ser realizados, abrindo espaço dentro das instituições para práticas que valorizassem o aluno e exigisse dos professores a tomada de consciência das suas práticas enquanto educadores. Essas atitudes evidenciaram as reflexões sobre o processo de ensinar e de aprender. Dessa forma, para que a atitude reflexiva se estabeleça, o professor precisa desenvolver algumas especificidades, tais como: não se ver como detentor de um saber acabado, permitindo-se aprender constantemente; compreender que o ensino é construído em conjunto; lidar com as dúvidas e incertezas como parte do processo de aprendizagem, compartilhando os saberes e fazeres da prática pedagógica. Ao aproximar nossas discussões para a realidade da Anatomia Humana, sabemos que esta disciplina caracteriza-se como um desafio para seus docentes, vez que, seu ensino precisa ser repensado para corresponder às expectativas deste novo e atual momento; para contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem dos futuros profissionais de saúde a partir das reflexões sobre o ensino da Anatomia Humana no contexto atual; para incitar, por meio de um processo de reflexão, reavaliações de práticas docentes quanto à utilização de recursos tecnológicos pelo profissional da educação no ensino superior, estudar a questão da inserção da tecnologia no ensino da disciplina e propiciar alternativas para integrar e dinamizar as aulas de Anatomia Humana, de maneira a favorecer uma aprendizagem coerente com a realidade ética e social. Conclusões: partindo do pressuposto que estamos trabalhando com uma reflexão teórica acerca da Pedagogia Universitária, que dá sustentáculo ao referencial teórico da pesquisa acerca do ensino e da aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana, caracterizamos esta temática como de suma importância para a realização de projetos de pesquisa nesta área. Afirmamos que os saberes da pedagogia universitária também são essenciais para a efetivação destas propostas inovadoras, ainda permitindo a (re) construção de saberes e conceitos formativos docente. Ademais de estabelecer condições objetivas para a concretização da inovação, que contemplam estratégias de comunicação que favorecerão o diálogo entre sujeitos envolvidos. Em tempos em que se tornou tão simples a transmissão de informações, é primordial colocar a educação além desta transmissão, estimulando o indivíduo a adquirir conhecimento científico e a desenvolver atitudes de cidadania em seu contexto social. Referências Bibliográficas 1. VASCONCELLOS, M. M. M. Avaliação e ética. Londrina: EDUEL, 2009. 2. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pósestruturalista. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 3. DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A.. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Editora Atheneu, 2009. 4. MOORE, K.L.; DALLEY, A. F.. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2007.