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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 224

Comunicação coordenada


224

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO DOENTE E DA DOENÇA MENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA SUA FORMAÇÃO.

Autores:
Raquel Aparecida de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Júlia Carolina de Mattos Cerioni Silva1 (Faculdade de Itapeva/SP) ; Leni Bonghossiam Lanza (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo:
Introdução: Com o advento da Reforma Psiquiátrica a assistência de enfermagem passa a acontecer numa realidade diferenciada, necessitando que a formação os prepare para atender essa demanda. Objetivos: Identificar as representações sociais acerca do doente e da doença mental dos alunos concluintes do curso de enfermagem e descrever as representações no que concerne o conhecimento, a percepção e o comportamento. Métodos: Pesquisa descritiva e exploratória, qualiquantitativa, tendo como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais, referencial metodológico o Discurso do Sujeito Coletivo e análise temática. Participaram 11 estudantes do Curso de Enfermagem de uma Instituição Privada de Ensino no Interior de SP, por meio de entrevista com três questões norteadoras acerca do conhecimento, da percepção e da atitude frente ao doente e à doença mental. Resultados: 73% dos participantes são do sexo feminino, com média de idade entre 25 anos e que não trabalhavam na área da saúde. As Representações Sociais associadas ao conhecimento apresentaram em 75% a relação com a caracterização biomédica, influenciados pela matriz Flexneriana do ensino; para o eixo percepção 30,23% relacionaram a necessidade de intervenção articulada ao processo histórico do "fazer" em enfermagem e 20,93% apontaram terem mudado de percepção após a realização do estágio, associado às características do Centro de Atenção Psicossocial II. Acerca do comportamento, 63,33% expressaram uma atitude condizente com os preceitos da Reforma Psiquiátrica influenciada pelo conteúdo abordado em sala de aula e pelo local do estágio. Conclusão: Para a congruência de conhecimento, percepção e comportamento os resultados apontam para um processo de ensino aprendizagem que agregue a integralidade aos conteúdos e a prática, possibilitando a vivência das relações e da atitude reflexiva, implicando em um ensino problematizador. Palavras chave: Enfermagem, Ensino, Formação, Representação Social, Saúde Mental. Referências 1. Amarante P, editor. Archivos de saúde mental e atenção psicossocial, Volume 2. Rio de Janeiro: Nau; 2005. 2. Moscovici S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 8a ed. Petrópolis: Vozes; 2011. 3. Lefevre F, Lefevre AMC. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo. Brasília: Liber Livro; 2010.