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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 220

Roda de Conversa


220

SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: METOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS NO ENSINO DE ENFERMAGEM NO INTERIOR DE MATO GROSSO/BRASIL

Autores:
Pollyanna de Siqueira Queiros (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)) ; Daniela do Carmo Oliveira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)) ; Denize Jussara Rupolo Dall´agnol (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)) ; Ana Carolona Macri Gaspar (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT))

Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino da enfermagem segue uma tendência pedagógica que busca o desenvolvimento profissional voltado para as dimensões éticas e humanísticas, com capacidade de reflexão, crítica e atenção às necessidades da população, a fim de transformar realidades1. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por docentes de enfermagem na utilização de algumas metodologias de ensino e materiais na disciplina "Saúde da Criança e do Adolescente I e II". METODOLOGIA: Relato de experiência de docentes da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra/MT, oportunizada à partir do ensino das disciplinas "Saúde da Criança e do Adolescente I e II" que ocorrem respectivamente no sexto e sétimo semestre do curso de graduação de enfermagem. Ambas as disciplinas contam com uma carga horária de apenas sessenta horas, distribuídas em teoria (30 horas), aulas práticas (15 horas) e práticas de campo (15 horas). As aulas teóricas ocorrem em sala de aula, assim com as aulas práticas, estas são justificadas pois o curso conta com apenas um laboratório de processo de cuidar e não dispõe de materiais para as aulas práticas. As práticas de campo são realizadas em unidade de atenção básica e hospital público. As metodologias utilizadas para a condução das atividades vinculadas ao ensino de enfermagem em saúde da criança são variadas, como por exemplo, aulas expositivas dialogadas; estudo de casos clínicos; discussões de artigos científicos e dissertações de mestrado; simulação teatral simplificada de situações do cotidiano, provas escritas individuais; implementação das etapas do processo de enfermagem; atividades de educação em saúde com técnicas diferenciadas direcionadas às crianças (teatro com fantoches, cartazes, vídeos e desenhos para colorir, dentre outros) e aos familiares. RESULTADOS: As metodologias de ensino utilizadas para ministrar os conteúdos das disciplinas, conforme ementário, são aulas expositivas dialogadas, casos clínicos, discussão de artigos e dissertação de mestrado. Para as aulas expositivas dialogadas utiliza se slides e/ou quadro negro, e o diálogo ocorre quando a professora questiona os alunos, no intuito de despertar o raciocínio crítico. Para as discussões de artigos e dissertações, assim como para o estudo de casos clínicos, estes são enviados previamente via email e agendado a data para discussão em sala de aula. O professor reserva algumas horas de uma aula para uma atividade de teatral, em que os discentes são convidados a representar uma situação do cotidiano, considerando a saúde da criança, como por exemplo, a consulta de puericultura. As aulas práticas ocorrem em sala de aula, pois o único laboratório do processo de cuidar não dispõe de uma estrutura física e recursos materiais adequados para a disciplina de saúde de criança e adolescente. Para realizar o banho do bebê, curativo do coto umbilical, exame físico da criança e do adolescente e outros, o professor e os alunos improvisam alguns materiais, assim como levam voluntariamente materiais de suas casas para compor a aula, pois o curso dispõe de apenas um boneco recém-nascido. Os recursos audiovisuais também são insuficientes e desatualizados. Em relação a avaliação do discente, esta é realizada de modo contínuo, considerando a participação, responsabilidade, envolvimento, conhecimento e planejamento paras atividades teóricas e aulas práticas. E ainda, ocorrem duas provas teóricas individuais. As atividades de campo prático ("estágios") iniciam após o término das atividades anteriores apresentadas anteriormente. Os grupos de alunos, supervisionados por uma professora, realizam uma carga horária de apenas quinze horas divididos em três momentos. Na disciplina "Saúde da Criança e do Adolescente I" as práticas ocorrem em uma unidade de atenção básica com a realização da consulta de puericultura (implementação do processo de enfermagem; crescimento e desenvolvimento; marcação das curvas na caderneta passaporte da cidadania da criança), avaliação do cartão de vacina, orientação para a amamentação, alimentação saudável adequada, curativo do coto umbilical, higiene corporal e bucal, dentre outros. Na ausência de puericultura agendada, os alunos e a professora acompanhada pelo agente comunitário de saúde realizam a busca ativa das crianças, realizando a visita domiciliar com o intuito de implementar a puricultura e realizar todas as orientações que seriam realizadas na unidade de saúde. Os alunos também realizam atividades em um centro municipal de educação infantil (CMEI) localizado na área de responsabilidade da unidade. Estes avaliam as crianças (exame físico superficial e aferição dos sinais vitais) e posteriormente realizam uma atividade de educação em saúde destinada ao grupo de crianças. Alguns temas já trabalhados foram, "alimentação saudável, higiene corporal, higiene bucal, higienização das mãos, cuidados com os cabelos, prevenção de infecções intestinais, dengue, cárie, pediculose e escabiose". Os alunos planejaram as atividades educativas e utilizaram técnicas adequadas para cada idade (crianças de dois anos à cinco), como vídeos educativos, teatros fantoches, músicas e paródias para cantar e dançar, brincadeiras de perguntas e respostas, contam histórias ilustrativas da situação problema e outros. As práticas de campo da disciplina "Saúde da Criança e do Adolescente II" também são de somente quinze horas, distribuídos em três momentos, ocorrem em um hospital público em duas enfermarias destinadas à internação de crianças e adolescentes. O quantitativo de alunos por grupo de práticas de campo é de no máximo seis componentes. Cada discente fica responsável por no mínimo uma criança, considerando seu acompanhante. Realizam a leitura do prontuário desde a data de internação e colhem todas as informações essenciais para a compreensão da história clínica da criança desde a admissão, como queixas, sinais e sintomas, exames alterados, intercorrências, etc. Realizam os cuidados de "rotina de enfermagem" da instituição, como por exemplos os sinais vitais de horário, com exceção da administração de medicação pois esta não consta na ementa de tal disciplina; implementam as etapas do processo de enfermagem e registram no prontuário da criança. Ainda realizam atividades de educação em saúde, com as mesmas orientações e princípios das orientações das atividades de educação em saúde da disciplina anterior. Alguns temas já trabalhados foram, "higienização das mãos, higiene corporal e bucal, infecções do trato respiratório e digestório". Todos os materiais utilizados nas atividades de educação em saúde são custeados pelos acadêmicos, assim como os materiais utilizados para a consulta de enfermagem (jaleco, estetoscópio, termômetro, fita métrica, material de anotação, carimbo, etc.). Os alunos são avaliados de modo contínuo, desde a pontualidade, postura ética, raciocínio crítico reflexivo, reponsabilidade, planejamento das atividades de educação em saúde, conhecimento, segurança e habilidade ao desempenhar todas as atividades necessárias ao cuidado da criança, considerando o seu acompanhante. CONCLUSÃO: Diante de inúmeras dificuldades do curso de enfermagem, principalmente com relação à carga horária absurdamente insuficiente (saúde da criança e adolescente) e escassez de recursos materiais e de laboratórios adequados para o ensino, a criatividade dos professores em ensinar a enfermagem utilizando-se de metodologias de ensino diversificadas têm tido êxito para fortalecer a qualidade do ensino da enfermagem. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Para o processo de fortalecimento da enfermagem, considerando sua autonomia, qualidade, reconhecimento e valorização na sociedade, são necessários investimentos nos cursos de enfermagem existentes. O básico e necessário para iniciar esse caminho seriam laboratórios equipados e com simulação realística, bibliotecas atualizadas, recursos áudio visuais, acesso ilimitado á internet e financiamento para projetos de pesquisa, ensino e extensão. Descritores: Materiais de ensino, Enfermagem, Saúde da criança. Referência: 1. Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKR. Active teaching/learning methodologies:difficulties faced by the faculty of a nursing course. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro. 2016; 14(2): 473-486