Comunicação coordenada
144 | MOMENTOS DE APRENDER, PESQUISAR E VIVENCIAR A EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Claudia Cristiane F M Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Kisna Yasmin Andrade Alves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Viviane Euzébia Pereira Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: INTRODUÇÃO: as Instituições de Ensino Superior apresentam o importante papel de fomentar estratégias que possibilitem conjugar o conhecimento com a demanda social. Para tal concretização, destaca-se a tríade clássica de ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, é essencial, especialmente no contexto da enfermagem, que o ambiente acadêmico contribua com a formação da postura crítica e reflexiva dos indivíduos a fim de repercutir na qualidade do cuidado e na credibilidade profissional. Dentre os ambientes acadêmicos propulsores de tais premissas, citam-se os grupos de pesquisas, os quais representam cenários de integração entre graduandos, mestrandos, doutorandos, profissionais e/ou pesquisadores para a construção de conhecimentos em saúde. Vislumbra-se, portanto, a importância de socializar iniciativas que contemplem os aspectos supracitados. Assim, questiona-se: qual a experiência dos participantes do projeto "Grupo de pesquisa: momentos de aprender, pesquisar e vivenciar a extensão"?. OBJETIVO: relatar a experiência dos participantes do projeto "Grupo de pesquisa: momentos de aprender, pesquisar e vivenciar a extensão". DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: as atividades foram desenvolvidas nos espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de março a junho de 2015, as quais abarcaram discussões acerca da segurança do paciente, através da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão. A amostra intencional constituiu-se de dez participantes do grupo de pesquisa Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e em enfermagem (LABTEC), representada por docentes, discentes e enfermeiros. O relato é apresentado em dois pilares: 1) Descrição das atividades desenvolvidas no projeto "Grupo de pesquisa: momentos de aprender, pesquisar e vivenciar a extensão"; e 2) As percepções dos participantes sobre a atuação no projeto. RESULTADOS: A amostra participou de oito encontros, os quais abordaram a segurança do paciente sob a perspectiva integrada do ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente, foram desenvolvidas as ações de pesquisa, que ocorreram a partir de vivências sobre a coleta de dados por quatro técnicas: grupo focal na perspectiva da Pedagogia Vivencial Humanescente (PVH), registro fotográfico, formulário eletrônico a partir do Google Docs e a análise de vídeos do YouTube. Para a concretização dessas, lançou-se mão de recursos de multimídia, laboratórios de informática e salas de aulas. Além disso, para desenvolver uma das técnicas - registro fotográfico - os participantes extrapolaram os espaços da UFRN com intuito de fotografar situações que contemplassem a segurança do paciente nos diversos ambientes de saúde - Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, clínicas, dentre outros. Posteriormente a esses momentos, foram realizados encontros nos quais ocorriam as discussões de como fazer pesquisa, mediante as experiências vivenciadas. Para essa etapa, utilizaram-se dinâmicas com intuito de facilitar a socialização de conhecimentos e reflexões, bem como foram solicitadas leituras prévias de artigos científicos que versavam sobre as técnicas de coleta de dados trabalhadas. Assim, foi possível identificar as percepções dos participantes acerca das atividades fomentadas, bem como as limitações vivenciadas e que estavam relacionadas: à instabilidade da internet que desencadeou prejuízos no processo de armazenamento das respostas do formulário eletrônico do Goolge Docs, às dificuldades na apreciação dos registros fotográficos e ao tempo insuficiente para avaliação dos vídeos. De tal modo, esses procedimentos permitiram efetivar as atividades tanto de ensino quanto de pesquisa. Após essas etapas, os participantes produziram um infográfico - um tipo de representação gráfica - acerca da temática segurança do paciente, o qual foi intitulado "Cultura de segurança do paciente: informações para profissionais de saúde" e divulgado nos hospitais da Região Metropolitana de Natal (RMN). Anteriormente a divulgação, concretizou-se a validação de conteúdo e design do material pelos membros do grupo de pesquisa LABTEC, a qual se realizou através da apreciação instrumentada pela rede social Facebook. Esses procedimentos consolidaram, assim, as atividades de extensão. No tocante as percepções dos participantes nos momentos de aprender, pesquisar e vivenciar a extensão, esses consideraram a experiência como exitosa e motivadora, uma vez que constituiu uma oportunidade essencial para aprimorar a criatividade, as habilidades e a criticidade e obter conhecimento sobre a segurança do paciente e métodos de pesquisa. Além disso, proporcionou aproximou-os de atividades inovadoras e, até então, desconhecidas e/ou descreditadas, aspecto que revelou novos caminhos para abarcar conteúdos essenciais para formação do profissional de enfermagem. Somado a isso, o delineamento dos encontros suscitou a integração de todos os envolvidos no projeto, o que potencializou o processo de ensino-aprendizagem. Já a elaboração do infográfico, demonstrou a relevância do retorno social dos estudos, que, além de alcançar os membros específicos do meio científico através de publicações, por exemplo, devem perpassar a todos que configuram a sociedade. CONCLUSÃO: o envolvimento dos participantes no projeto constituiu uma oportunidade ímpar de construção de conhecimento acerca das técnicas de coleta de dados e da temática segurança do paciente, bem como possibilitou aproximá-los das ações de ensino, pesquisa e extensão de forma criativa e inovadora. Diante disso, é essencial a implementação de iniciativas que possam conjugar tais aspectos e que, consequentemente, contribuam com a qualidade do cuidado de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: o relato pode suscitar novas reflexões e iniciativas que contribuam com a formação reflexiva e crítica dos profissionais de enfermagem, através de estratégias que associem a tríade ensino, pesquisa e extensão. |