Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 117

Comunicação coordenada


117

IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE - FPP

Autores:
Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Silvia Regina Hey (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Andreia de Lara Lopatko Kantoviscki (Faculdades Pequeno Príncipe)

Resumo:
IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE - FPP Karin Rosa Persegona Ogradowski1 - FPP Ivete Palmira Sanson Zagonel2 - FPP Silvia Regina Hey3 - FPP Andreia de Lara Lopatko Kantoviscki4 - FPP A dinamicidade do mundo da saúde demanda constante reflexão das instituições formadoras de recursos humanos em prol de uma formação de qualidade, alinhada ao contexto atual. Para tanto, as inovações educacionais na formação em enfermagem devem subsidiar práticas pedagógicas que tenham como objetivo problematizar a realidade e ampliar a capacidade do graduando para a compreensão de diferentes saberes profissionais e desenvolvimento de competências, apoiados nas perspectivas da integralidade da atenção. O presente resumo tem como objetivo relatar o planejamento e a implementação da disciplina de Habilidades de Comunicação em Saúde no Curso de Graduação em Enfermagem da FPP. Ao longo do ano de 2014, com envolvimento das Direções Geral e Acadêmica da FPP, bem como o Coordenador do Curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE) gerenciaram o processo de reformulação curricular, tendo em vista avançar para propostas baseadas nas competências gerais da área da saúde, presentes na Diretriz Curricular do Curso1 (DCN). Dentre as inovações incorporadas destaca-se a criação da Disciplina de Habilidades de Comunicação em Saúde, alinhada a competência geral Comunicação, presente na DCN do respectivo Curso. Ofertada com carga horária total de 72 horas, no primeiro e segundo períodos, recebendo denominação de I e II, respectivamente. Tem como objetivo, de forma geral, instrumentalizar os graduandos quanto aos conhecimentos e evidências científicas dos temas em comunicação e profissionalismo. Para tanto, o uso de metodologias ativas de aprendizagem e avaliação se faz premente. Durante o ano de 2015 a disciplina de Habilidades de Comunicação em Saúde foi ofertada, com êxito. Como se trata de um processo em implantação, ainda não foi possível gerar dados de pesquisa que tragam maiores subsídios para uma avaliação mais abrangente. Ressalta-se que existe a intencionalidade de realizar um processo avaliativo por meio de pesquisa, a fim de retratar o impacto desta inovação no Curso de Enfermagem. Descritores: Ensino Superior; Comunicação; Educação Baseada em Competências. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em enfermagem Área Temática - Modelos de Ensino na Enfermagem Referências 1. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Resolução n. 3 de 7 de novembro de 2001 - CNE. Brasília, DF, 2001. 1. Karin Rosa Persegona Ogradowski, Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FPP. 2. Ivete Palmira Sanson Zagonel, Enfermeira Doutora. Diretora Acadêmica da FPP. 3. Silvia Regina Hey, Psicóloga, Mestranda, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da FPP. 4. Andreia de Lara Lopatko Kantoviscki, Enfermeira, Mestre, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da FPP.