Roda de Conversa
111 | AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO CLÍNICO UTILIZANDO O PACIENTE PADRONIZADO: opinião de um grupo de graduandos de enfermagem | Autores: Ariadne da Silva Fonseca (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Bárbara Blanco de Souza (Universidade Anhembi-Morumbi) ; Camila Pereira Gonçalves (Universidade Anhembi-Morumbi) ; Mislene Ferreira Rodrigues (Universidade Anhembi-Morumbi) ; Rita de Cassia Silva Vieira Janicas (Universidade Anhembi-Morumbi) |
Resumo: A simulação tem sido considerada importante, pois ela favorece o aprendizado, é ética e não submete o paciente a procedimentos múltiplos. Em contrapartida, para que a simulação cumpra sua missão em preparar o aluno dimensões da competência cognitiva, afetiva e psicomotora, é necessário investir no realismo. Essa investigação trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa teve como enfoque principal, identificar a opinião de um grupo de graduandos quanto a utilização do paciente padronizado nas avaliações de desempenho clínico. A pesquisa foi realizada em uma Universidade localizada na região leste do município de São Paulo, onde foi aplicado um questionário para 35 alunos de enfermagem, tendo como foco conhecer a importância do uso do paciente padronizado na avaliação no desempenho clínico. Os resultados foram agrupados em seus aspectos metodológicos, emocionais e educacionais. De maneira geral os alunos consideram positiva a participação de atores nas avaliações e destacaram vários pontos importantes tais como o de tornar o ambiente mais dinâmicos, realístico e tranquilo. Apesar dos sentimentos de ansiedade, nervosismo, apreensão e medo ou até mesmo de alegria, e euforia relatado pelos discentes como presentes na avaliação, consideraram que as atrizes deveriam fazer parte dos cenários também. Diante deste estudo constatou-se que a presença do paciente padronizado nas avaliações de desempenho clínico parece favorecer o aprendizado. Conclui-se, diante dos resultados, que o uso da simulação incluindo atores no ensino de enfermagem deve ser estimulado, contribuindo assim, na qualificação do processo de formação profissional. |