Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 101

Comunicação coordenada


101

Impacto das estratégias de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes de graduação em enfermagem: metanálise

Autores:
Larissa Bertacchini de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Fábio da Costa Carbogim (Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Leidy Johanna Rueda Díaz (Universidad Industrial de Santander) ; Adriano Rogério Baldacin Rodrigues (Universidad Industrial de Santander)

Resumo:
Introdução: O investimento da pesquisa consiste em colocar em evidência o ensino do pensamento crítico (PC) em cursos de graduação em Enfermagem, tendo em vista que este assunto toma relevância mundial pelos desafios presentes no atual século. Objetivo: avaliar o impacto das estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento do PC em estudantes de graduação em Enfermagem. Método: Revisão Sistemática com metanálise baseada nas recomendações do Joanna Briggs Institute. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL, EMBASE, Web of Science, Scopus, LILACS, Cochrane CENTRAL, PsychINFO e ERIC, além de banco de teses e dissertações de universidades dos quatro continentes. Não foi determinado limite temporal para a busca. A seleção e avaliação inicial dos estudos e a avaliação da qualidade metodológica foi realizada por dois revisores de forma independente. Resultados: Foram incluídos 12 estudos do tipo Ensaio Clínico Randomizado. Na metanálise dos quatro estudos incluídos que avaliaram a estratégia do Problem Based Learning (PBL), comparada a palestras foi demonstrada a efetividade do PBL, estatisticamente significativa (SMD=0,21 e 95%IC=0,01-0,42; p=0,0434) para o desenvolvimento do PC em estudantes de graduação em Enfermagem e os estudos demonstraram moderada heterogeniedade (Qui quadrado= 6,10, p=0,106). Conclusão: Foi demonstrada a efetividade do PBL no aumento dos scores de PC global. Estes resultados podem auxiliar o docente de graduação em Enfermagem, na opção por uma estratégia de ensino que seja capaz de promover o PC em alunos de graduação de enfermagem. Novos estudos precisam ser feitos com o objetivo de desenvolver, implementar e avaliar novas estratégias de ensino, bem como para testar as estratégias existentes para o desenvolvimento do PC em estudantes de graduação em Enfermagem, que sejam pautados em alto rigor metodológico e amparados em modelos teóricos de ensino-aprendizagem.