Comunicação coordenada
58 | VISLUMBRANDO A PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Mariana Lecticia Beraldi (Universidade Estadual de Londrina) ; Aluana Moraes (Universidade Estadual de Londrina) ; Maria Helena D.m. Guariente (Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: VISLUMBRANDO A PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Aluana Moraes Mariana Lectícia Beraldi Maria Helena D.M. Guariente Introdução: A pesquisa em saúde e em enfermagem define-se como uma associação de conhecimentos, tecnologias e inovações que geram uma melhoria da saúde da população. No curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, que emprega a proposta do currículo integrado, a pesquisa tem um sentido próprio ao possibilitar momentos oportunos durante o aprendizado sendo que o seu alcance tem como base propulsora ser um dos temas transversais delineados na formatação do enfermeiro1. Objetivo: Analisar como o tema transversal investigação científica encontra-se descrito nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do curso. Metodologia: Utilizou-se a abordagem qualitativa, documental, do tipo estudo de caso. Foram analisados 18 cadernos que organizam e direcionam a operacionalização dos módulos interdisciplinares. Resultados: Dos dados analisados emergiram duas categorias: A investigação científica como tema transversal na graduação; e A investigação cientifica como tema central nos módulos do currículo integrado. Foi possível observar que a formação em investigação científica percorre todo o itinerário acadêmico, em alguns momentos descritos e em outros subentendidos nos cadernos dos módulos interdisciplinares. Conclusão: A proposta curricular, disposta em módulos e organizada pelos cadernos, produz uma dinâmica pedagógica suscitada pela multidisciplinaridade, que desafia o estudante a vivenciar sua autonomia investigativa, com repercussão na apropriação e construção do conhecimento próprio. Contribuições para a enfermagem: A proposta do currículo integrado avança no sentido de descrever, explicita e implicitamente, o movimento do processo formativo do futuro enfermeiro à atitude investigativa, e ser assim um diferencial na sua atuação profissional. Descritores: Enfermagem. Pesquisa. Graduação Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Referências: 1 Garanhani ML, Vannuchi MTO, Pinto AC, Simões TR, Guariente MHD. Integrated nursing curriculum in brazil: a 13-year experience. Creative education. 2013;4(12):66-74 |