Comunicação coordenada
48 | APRENDER, VIVENCIAR E APLICAR: EDUCAÇÃO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA DO PACIENTE | Autores: Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ) ; Fabiano Pereira dos Santos (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ) ; Cristiane Lamberty (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ) ; Catiele Schmidt (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ) ; Marinez Koller Petenon (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Pensar na realidade de pacientes e profissionais de saúde questões que constituem como fio condutor a reabilitação, promoção, prevenção e cura de agravos causadores de desequilíbrios na saúde é fundamental para a construção do plano terapêutico singular, apoiado na oferta de cuidados seguros. Neste contexto a educação em enfermagem apresenta-se de forma reflexiva e pautada na discussão por meio da experiência no laboratório de enfermagem a partir da racionalização de vivências constituídas através dos fenômenos da saúde e instrumenta para o cuidado integral. OBJETIVO: Descrever práticas e vivências no laboratório de enfermagem e o desenvolvimento da prática aplicada na realidade, conjuntamente com subjetivação da ideia de segurança do paciente. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos e docentes de enfermagem nas práticas curriculares e disciplinares no laboratório de enfermagem da Unijuí. RESULTADOS: As discussões sobre realidades apresentadas aos estudantes e professores em diversos campos de práticas e a própria vivência dentro da realidade do laboratório de enfermagem na constituição do aprendizado e construção do conhecimento humano, racional, técnico apoiado no signo da segurança do paciente, ou seja, no pensamento sobre cuidado em saúde a qualidade será implicada em processos que garantem o atendimento clínico e atenda aos critérios estabelecidos para condutas de segurança1. Dessa forma são cruciais discussões e desenvolvimento da técnica no preparo dos futuros enfermeiros dentro do ambiente do laboratório, para que possam experimentar a realidade amparados na andragogia educacional, através da conscientização da importância da discussão e reflexão sobre a segurança do paciente2. Transformar dessa maneira a formação em laboratório em um momento de desenvolvimento pessoal e profissional com ênfase na construção da consciência da segurança para todos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a andragogia e metodologias de ensino utilizadas no desenvolvimento de atividades no laboratório de enfermagem são peças chave para a construção do futuro enfermeiro, pois denota foco no futuro da enfermagem com olhar sob paradigma da segurança do paciente. DESCRITORES: Segurança do Paciente. Educação em Enfermagem. Laboratório. REFERÊNCIAS 1. Silveira RCP, Robazzi MLCC. Modelos e inovações em laboratórios de ensino de enfermagem. Rev. Enferm. Cent. O. Min., São João del Rei (MG) 2011 out-dez; 1(4): 592-602. 2. Yoshikawa JM, Souza BEC, Peterlini MAS, Kusahara DM, Pedreira MLG, Avelar AFM. Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente. Rev. Acta Paul. Enferm., São Paulo (SP) 2013 fev; 26(1): 21-9. |