Comunicação coordenada
47 | ABORDAGEM DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL: ANÁLISE DOCUMENTAL | Autores: Paula Graziela Pedrão Soares Perales (UEL) ; Adriano José Barbosa Junior (UEL) ; Danielle Cortêz da Silva (UEL) ; Isabelle Caroline Vitor da Silva (UEL) ; Marli Terezinha Oliveira Vannuchi (UEL) |
Resumo: Introdução: desde a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, as instituições de ensino superior buscam adequar seus currículos, a fim, de reorientar a formação dos profissionais de saúde. Objetivo: descrever a inserção do tema transversal SUS nos Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares na Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trajetória Metodológica: pesquisa documental, descritiva, de abordagem qualitativa. Realizada no curso de enfermagem da UEL que adota o ensino de temas transversais durante a graduação. A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 2015 a janeiro de 2016 e teve como fonte de dados os 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do Currículo Integrado das quatro séries do curso. Resultados: constatou-se que a inserção do SUS ocorreu, principalmente, de forma implícita abordando conteúdos indiretos que se relacionavam com o tema, ou seja, essa temática não se apresenta formalizada ao longo do curso, ficando a critério do docente sua abordagem. Além disso, observou-se que o curso estudado propicia ao estudante a vivencia, desde a primeira até a quarta série, com a realidade e os serviços de saúde que compõe a rede do SUS, através de estágios práticos e acesso a comunidade, usuários do sistema e aos profissionais que estão inseridos nessa assistência de saúde. Conclusão: a formalização sobre o SUS nos cadernos deve ocorrer, garantindo sua abordagem e contextualização com o módulo, não ficando a critério pessoal do docente. Manter a aproximação do aluno com a realidade do SUS consiste em uma proposta adequada do curso preparando o aluno para atuar neste sistema de saúde. Contribuições para enfermagem: promover uma reflexão no próprio curso estudado e orientar outras instituições de ensino superior sobre a abordagem do SUS em seus projetos políticos pedagógicos contribuindo para formação de enfermeiros. Referências: FERNANDES, Josicelia Dumêt et al. A Aderência de cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais na perspectiva do SUS. Esc. Anna Nery, v.17, n.1, p. 82-89, jan/mar. 2013; FERNANDES, Josicelia Dumêt; REBOUÇAS, Lyra Calhau. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em enfermagem: avanços e desafios. REBEn, v.66, n.esp, p. 95-101. 2013. Descritores: Sistema Único de Saúde. Enfermagem. Educação Superior. Eixo Temático 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Áreas Temáticas: Modelos de ensino em enfermagem/Inovações curriculares na formação profissional. |