Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 27

Roda de Conversa


27

A EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM NA MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR CUIDADO DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores:
Virginia Ramos dos Santos Souza (Escola de Enfermagem/Universidade Federal da Bahia) ; Raquel Margarida Silva Freire (Escola de Enfermagem/Universidade Federal da Bahia) ; Tâmara Verona Costa Vieira (Escola de Enfermagem/Universidade Federal da Bahia) ; Aline Henri Motta Coifman (Escola de Enfermagem/Universidade Federal da Bahia) ; Paloma de Castro Brandão (Escola de Enfermagem/Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: A monitoria é a modalidade de ensino e aprendizagem, que fomenta a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, como ferramenta para melhoria do ensino de graduação. A operacionalização da monitoria ocorre através da articulação entre teoria e prática e à integração curricular em seus diferentes aspectos e saberes, de práticas e experiências pedagógicas, e, por fim, promovendo a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com as suas atividades técnicas e didáticas. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria no componente curricular Cuidado de Enfermagem na Urgência e Emergência no processo formativo de graduandas em enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades de monitoria desenvolvidas por uma acadêmica bolsista e uma voluntária, do componente curricular "Cuidado de enfermagem na urgência e emergência", no curso de graduação Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2015.2. Discussão: O programa de Monitoria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia - UFBA é normatizado pela Resolução N° 06/2012, do Conselho Acadêmico de Ensino com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino - aprendizagem - avaliação, através de projetos que envolvam alunos de cursos de graduação na execução de atividades vinculadas a componentes curriculares, assim como intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas da Universidade, relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. O componente curricular ENFA95 Cuidados de Enfermagem na Urgência e Emergência possui 34 horas de carga horária teórica e 85 horas de carga horária prática, totalizando uma carga horária de 119 horas. Durante a graduação os acadêmicos encontram momentos de grande amadurecimento, diretamente ligados à formação profissional, a exemplo da atuação como monitor. Para o desenvolvimento das atividades da monitoria o graduando deve aprofundar o conhecimento em diversas áreas do saber. O desenvolvimento de habilidades específicas intrínsecas de cada indivíduo durante a formação profissional é de extrema importância. A monitoria é uma atividade que coloca o acadêmico em interação com atividades didáticas, pois participa do preparo das aulas e possibilita a consolidação de habilidades e competências relacionadas ao componente curricular, bem como a experienciar situações da docência para os que desejam seguir carreira acadêmica. As graduandas que atuam como monitoras servem de elo entre docentes e discentes, desenvolvem ações como: reuniões e discussões com as docentes do componente, acolhimento os discentes no primeiro dia de atividades do componente curricular no semestre seletivo; preparo dos cenários para a realização das simulações realísticas no laboratório de práticas e habilidades; organização material didático para estudo (casos clínicos, artigos científicos); formação de grupos de estudos para realizações de discussões teóricas e práticas com os discentes, dos conteúdos ministrados pelo componente curricular; esclarecimentos sobre a programação do componente para as atividades práticas a serem desenvolvidas no ambiente hospitalar, orientação e organização da documentação necessária para a sua efetivação. Conclusão: A experiência da monitoria permitiu enriquecer o conhecimento pessoal e o técnico-científico requerido ao futuro profissional enfermeiro, permitindo uma formação crítica e direcionada ao exercício profissional. Contribuições: A atividade de monitoria é uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las, contribuindo para o desenvolvimento da competência pedagógica e auxilia os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento. A atividade de monitoria apoia o processo ensino-aprendizagem e resgata as potencialidades de cada aluno, retirando suas dúvidas e tornando-o ativo nesse processo de conhecimento. O aprimoramento dos conhecimentos relacionados aos conteúdos programáticos abordados e o desenvolvimento de atividades junto aos docentes e acadêmicos do curso favorece-nos maior segurança e aprimoramento no desempenho como monitoras. Destacamos a importância dessa atividade para o desenvolvimento de habilidades técnicas como o conhecimento dos materiais a serem utilizados nos laboratórios e a oportunidade de obter um contato mais próximo com a docência; a possibilidade de rever os conteúdos anteriormente aprendidos e de relacionar-se com outros estudantes. Outro aspecto a salientar, é que os alunos sentem-se mais à vontade para fazer questionamentos ao monitor, que muitas vezes serve de intermediário entre o professor e os estudantes. No desempenho dessas atividades, percebemos a necessidade contínua de revisão dos conteúdos da disciplina, para que houvesse um bom aproveitamento nas aulas práticas. Foi um grande desafio, pois é necessário organizar seu tempo com as matérias da sua grade curricular, estudar e acompanhar os alunos nas monitorias. Implicações para Enfermagem: A literatura especializada sustenta ser a monitoria um componente de grande importância nos projetos pedagógicos de cursos e instituições de ensino superior. A implicação para o ensino em enfermagem considera-se como um elemento de grande relevância do ponto de vista pedagógico com aspectos positivos para alunos monitorados, aos monitores e aos professores. A Universidade enquanto órgão formador de novos profissionais enfermeiros, tem ação essencial no preparo teórico-prático desse profissional. Compreendemos que em relação à atividade de monitoria, esta se compõe em um espaço de aprendizagem no contexto acadêmico que colabora no processo de formação e melhoria na qualidade do ensino. Descritores: Monitoria. Ensino. Enfermagem. Eixo 1: Processo de Ensino-Aprendizagem na Formação em Enfermagem. Área Temática: Modelos de Ensino em Enfermagem. Referências: 1. ASSIS, F. et al. Programa de Monitoria Acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem UERJ, v. 14, n. 3, p. 391-397, 2006. 2. SCHNEIDER, MSPS. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista eletrônica espaço acadêmico, 2006; Mensal (65). 3. HAAG, G. S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [online], v. 61, n. 2, p. 215-220, 2008. 4. FARIAS, JP. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em linguística aplicada e estudos da linguagem. Pontifícia universidade católica de São Paulo; 2003. 5. MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola de Saúde. Ano 3, n° 2, abr. / set. 2014.