Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 556

Roda de Conversa


556

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NO MERCOSUL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A EXPERIÊNCIA DA EEAP/UNIRIO

Autores:
Inês Maria Meneses dos Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Sonia Regina de Souza (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Almerinda Moreira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Ercilio Miguel Martinez (Universidad Nacional de Misiones)

Resumo:
Introdução: O Setor Educacional do MERCOSUL lançou, em 2001, o Programa de Mobilidade Acadêmica em Cursos Acreditados - MARCA para mobilidade internacional, acreditação e cooperação entre os países signatários; com garantia de bolsas de estudo, alojamento e alimentação aos estudantes (1). Desde 2012, o Curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) é um dos integrantes do seleto grupo de cursos acreditados brasileiros. Fundada em 1890, como Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, a EEAP é a primeira Escola de Enfermagem do Brasil, há 126 anos forma profissionais comprometidos com a saúde, tanto ao nível da Graduação, como Pós-Graduação - Lato e Strictu Sensu. Objetivo: Relatar a experiência de mobilidade acadêmica internacional no Mercosul na graduação em Enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência. Resultados: A participação da EEAP no Programa MARCA em 2013 e 2014 aconteceu entre Universidades da Argentina e da Bolívia, em cada ano a duração da mobilidade estudantil foi de um semestre letivo. Desde 2015, foi criado para o Programa MARCA o "Programa de Cooperación Internacional de Enfermería (PROCIEN)" cujos os signatários são: Universidad Nacional de Misiones (UNaM, Argentina), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A experiência em participar do Programa MARCA oportunizou aos estudantes e docentes contato com outra realidade, de outra cultura, de crescimento não só profissional como pessoal. Conclusão: A cooperação com os países do Mercosul proporcionou para nossa instituição parcerias com vistas a diminuir as assimetrias regionais e visibilidade internacional. Referência: 1- BRASIL. Plano de Ação do Setor Educacional do Mercosul 2011-2015. Brasília(DF): 2011. Descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Programa de Graduação em Enfermagem