Roda de Conversa
300 | ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO: TÓPICOS ABORDADOS EM DISCIPLINAS AO LONGO DO CURSO NA OPINIÃO DE GRADUANDOS. | Autores: Regina Celia de Oliveira (Universidade de Pernambuco) ; Aliny Cristina Cordeiro (Universidade de Pernambuco) ; Wylma Guimarães Bastos (Universidade de Pernambuco) ; Elizandra Cassia da Silva Oliveira (Universidade de Pernambuco) ; Danielle Chianca de Andrade Moraes (Universidade de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: O ensino da segurança do paciente no currículo dos cursos de graduação na área da saúde torna-se imprescindível nos dias atuais diante dos avanços científicos e tecnológicos no contexto da assistência a saúde. 1 Objetivo: verificar a compreensão dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, medicina e odontologia de uma instituição pública estadual da capital pernambucana sobre o ensino da segurança do paciente nas disciplinas cursadas. Descrição metodológica: Estudo exploratório, descritivo, quantitativo. Compôs a amostra 215 graduandos dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia, da Universidade de Pernambuco, cursando entre o quinto e o oitavo período. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário validado semiestruturado, autoaplicável, composto por oito questões fechadas, com vistas a identificar alguns tópicos abordados em aulas teóricas referentes à segurança do paciente2. Resultados: No entendimento dos graduandos os tópicos menos abordados nos cursos de graduação foram: Melhorar a eficácia da comunicação com os cuidadores, Registro e avaliação dos eventos adversos3 e a Prescrição eletrônica4. Conclusões: Conclui-se que os alunos apresentam uma compreensão essencial dos demais tópicos relacionando-os à segurança do paciente e tem ciência dos riscos e dificuldades que impossibilitam uma assistência livre de danos. Implicações para Enfermagem: Entende-se que, o ensino da segurança do paciente deve ser inserido no currículo dos cursos de graduação em saúde, chamando-se a atenção para o curso de Enfermagem. Neste, a Segurança do paciente deve perpassar por todas as disciplinas ou módulos do curso, conforme se apresentação do currículo. Palavras-chave: Segurança do paciente; Enfermagem; Educação Superior; |