Roda de Conversa
205 | DOCÊNCIA ORIENTADA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Natalia Barrionuevo Favero (UFSM) ; Camila Fernandes Wild (UFSM) ; Liege Cassenote (UFSM) ; Silvana Bastos Cogo (UFSM) ; Elisabeta Albertina Nietsche (UFSM) |
Resumo: INTRODUÇÃO As constantes e profundas transformações históricas da sociedade propiciam à inovação nas estratégias de atuação no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista acompanhar a dinâmica mudança social. Desse modo, há exigência de transformar o cenário da educação para a contínua (re) construção do conhecimento, envolvendo aspectos da contemporaneidade e articulando com as demais formas de saber.1 Assim, o papel dos educadores envolve compromisso, ética, responsabilidade com o processo de formação, além de suscitar que o educando busque novas referências do saber além da ofertada pelo educador, instigando à criticidade. A relação educador-educando não se limita a ensinar¬ e aprender os conteúdos de uma disciplina, compreende a troca de aprendizagens possibilitadas pelo vínculo. Neste sentido que o processo de educar é desafiador e ensinar é um processo contínuo, complexo e prazeroso, resultante da troca de singulares saberes de diferentes sujeitos, momentos, recursos e objetivos, não se limitando, somente, à transmissão e memorização do conhecimento.2 Para tanto, ser professor é uma tarefa que requer reconhecimento de sua complexidade e um desafio a ser enfrentado diante da possibilidade de avançar nos processos de qualificação no que tange à aprendizagem da docência. Assumir o papel de educador, mediador de conhecimentos para a formação de indivíduos perceptíveis do seu papel como cidadãos ativos e transformadores da realidade social, por meio da incitação à postura crítico-reflexiva e da troca de saberes, se exige habilidades e competências para efetivá-la. A partir deste contexto, as disciplinas de Estágio de Docência Orientada, presentes, no currículo do curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), propiciam aos mestrandos ambientes de formação que permitem o desenvolvimento profissional docente a partir da organização de um espaço de aprendizagem compartilhada entre graduação e pós-graduação. Frente ao exposto, objetiva-se relatar a experiência de mestrandas no desenvolvimento de atividades de docência orientada na disciplina de Exercício de Enfermagem. NARRATIVA DA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE A vivência docente relatada neste trabalho concretizou-se após o cumprimento dos objetivos propostos na disciplina de Docência orientada, que corresponde parte integrante e obrigatória da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Na UFSM, os Programas/Cursos de Pós-Graduação prevê no mínimo, 30% da carga horária das respectivas disciplinas que deve ser elaborada por meio de um Plano de Docência aprovado pelo professor, orientador e deve apresentadas as unidades didáticas, metodologia a ser desenvolvida, recursos utilizados, bibliografia básica e complementar e formas de avaliação.3 A disciplina Exercício de Enfermagem ministrada para o 3° semestre do curso de Enfermagem (UFSM ) perfazendo duas horas semanais, tem como objetivo geral oferecer fundamentação teórica para conhecimento e reflexão crítica para a atuação profissional adequada frente aos aspectos legais, éticos e bioéticos no exercício da profissão. Além de identificar as leis que regem os comportamentos éticos para o profissional de enfermagem, e correlacionar os conceitos e princípios éticos e legais da prática do enfermeiro com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e na Lei do Exercício Profissional de Enfermagem. A abordagem com os graduandos foi operacionalizada por meio de aulas expositivas, dialogadas, dinâmicas e lúdicas, promovendo discussões e reflexões constantes acerca dos temas trabalhados em aula. Para tanto, inicialmente buscou-se promover uma discussão com os acadêmicos sobre conceitos que permearam a disciplina durante o semestre, referente a compreensão dos conceitos de Ética, Bioética, Moral e Valor, trazendo uma contextualização histórica e aspectos da suas origens e desenvolvimento. A percepção humana acerca do mundo ocorre por meio da captação de instantes vividos por células sensoriais e posteriormente interpretados no cérebro. Dessa forma, percebe-se que a assimilação se efetiva por meio dos sentidos audição, tato, paladar, olfato e visão. Assim, facilitar o processo de aprendizagem envolve unir e estimular esses sentidos, de modo a facilitar a interpretação do conhecimento pelo cérebro.4 Frente ao exposto, destaca-se que a atividade utilizada para trabalharmos o Código de Ética da Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional, em que foi proposto um trabalho em grupo, para que os acadêmicos construíssem uma história em quadrinho ou entrevistas, paródia/poema, caça palavra/palavra cruzada e dramatização para abordar os principais aspectos dos temas supracitados. Os alunos apresentaram a atividade lúdica aos colegas e professores, além do trabalho escrito, contendo a descrição de todo o desenvolvimento da atividade. Para os discentes, a realização das atividades foi identificada como "possibilidade para assumir um desafio", cuja proposta era trabalhar em equipe com diferentes sujeitos. O principal momento difundiu na divisão aleatória da turma em grupos, sendo necessário agruparem-se com diferentes personalidades, fugindo dos contextos próximos assumindo e compromissos pessoais a serem conduzidos para sintonia dos participantes. Assim, foi estimulada o mesclar de grupos por aproximação o que incentivou a tomada de decisão, identificação das singularidades de cada participante, planejamento e organização das atividades e criatividade ao construir em equipe o conhecimento acerca do tema proposto para uma apresentação para a turma de modo interativo. No transcorrer das aulas, foram realizadas oficinas e jogos para abordar os demais conteúdos propostos pela disciplina, tendo em vista enriquecer e dinamizar o processo avaliativo. A proposta foi de não limitar a atuação docente à atribuição de notas e provas, à medida que avaliar é uma atividade complexa, atende a funções pedagógico-didáticas, que diagnosticam o aprendizado tendo como recurso os instrumentos de verificação do rendimento.5 Para tanto, periodicamente as mestrandas e a docente responsável realizavam encontros para refletir e analisar as possibilidades que poderiam ser criadas para a aprendizagem dos conteúdos, a fim de considerar aspectos discentes que sinalizavam fragilidades e potencialidades de cada encontro. Desse modo, cabe ressaltar que: com relação a forma de avaliação da disciplina, a mesma se deu de forma dinâmica e aconteceu durante todo o seu processo, promovendo um feedback ao final das aulas, para que os alunos expusessem as potencialidade e fragilidades. A nota final foi composta considerando a presença, assiduidade, participação em aula, sínteses criticas dos textos solicitados, seminários (trabalho oral e escrito) e prova dissertativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS A enfermagem é uma área que preza pela excelência do cuidado a vida, tendo em seu cerne uma prática docente implícita, o caminhar entre docência e assistência, configura um imperativo teórico-prático sem o qual tornaria difícil o exercício profissional na área. Nesse sentido, ao vivenciar a experiência da docência, concedidas ao processo de qualificação das mestrandas e doutoranda, fora possível perceber a relevância em atuar no sentido de aprimorar ações da prática docente. Exercer o papel de mediador, educador, facilitador, constitui uma atividade complexa à ser atingida quando não há o estabelecimento de critérios para alcançá-los. Assim, a prática docente propiciou aos pós-graduandos a aproximação com uma prática que, constantemente, necessita ser moldada a novas e exigentes perspectivas de ensino e metodologias de aprendizado no intuito de contemplar as expectativas dos estudantes que procuram aperfeiçoamento profissional. |