Comunicação coordenada
120 | O Portifólio no Ensino de Enfermagem | Autores: Maria de Fátima Rodrigues Oliveira (Universidade Nove de Julho) ; Elaine Aparecida Silva de Morais (Universidade Estadual de Campinas) ; Denise Maria de Almeida (Universidade Estadual de São Paulo) |
Resumo: O PORTIFÓLIO NO ENSINO DE ENFERMAGEM Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira1, Elaine Aparecida Silva de Morais2, Denise Maria de Almeida3 Introdução: Após promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 grande preocupação com reforma curricular em todas as áreas da educação, formação geral do educando com seu crescimento como pessoa, seu desenvolvimento autônomo, intelectual e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, métodos avaliativos vêm sofrendo significativas mudanças no processo de ensino e aprendizagem, pois se faz necessário chegarmos no consenso sobre o porquê, como e quando avaliar. Desta forma práticas avaliativas com uso do portfólio vem crescendo, possibilitando desenvolvimento do educando através da construção do próprio saber. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar as potencialidades e fragilidades da utilização do portifólio e sua apliação no ensino de Enfermagem. Material e Método: Por meio de revisão bibliográfica utilizou-se bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os critérios de inclusão do material a ser analisado foram: artigos em periódicos nacionais indexados, publicados no período de 2004 a 2014, disponíveis na íntegra no formato eletrônico, utilizando-se descritores portfólio AND enfermagem, que discutissem uso do portfólio na Enfermagem. Para análise do material foram consideradas três categorias considerando-se a aplicação do portfólio no ensino de Enfermagem, potencialidades e fragilidades no uso. Resultados:Foram encontrados 16 artigos científicos, sendo sete exclusivamente na base de dados LILACS, e nove artigos nas bases de dados LILACS e SCIELO simultaneamente. Foram excluídos do estudo três artigos, por não atenderem critério de inclusão, apenas citando portfólio sem discutir seu uso.Observa-se que dois artigos foram publicados no ano de 2013, quatro em 2012, um em 2011, dois em 2010, três em 2008, e um artigo no ano de 2007.Em relação ao delineamento da pesquisa, seis são de pesquisa qualitativa, quatro relatos de experiência, dois pesquisa quali-quantitativa, e um de reflexão teórica.Quanto aos locais da realização dos estudos, todos foram desenvolvidos em instituições de ensino que implantaram ou estão implantando portfólio como instrumento de avaliação. Todos os artigos foram publicados em periódicos da área da saúde.Dos artigos incluídos, nove trazem portfólios como objeto de análise e quatro trazem como sujeitos de pesquisa estudantes universitários, docentes e profissionais de saúde. Implicações para Enfermagem - Aplicação do Portfólio no Ensino de Enfermagem: Artigos pesquisados mostram que portfólio tem sido utilizado em instituições de ensino cujo projeto político pedagógico (PPP) é fundamentado no currículo integrado, privilegiando abordagens ativas e crítico-reflexivas, favorecendo aquisição de competência ético, política e técnica na formação integral do estudante. Instituições, buscando romper com ensino tradicional, têm formação voltada para Sistema Único de Saúde integrando ensino-comunidade, promovendo educação interprofissional estratégica atendendendo necessidades de saúde da população. Currículo integrado traz como referencial pedagógico formação por competência e aprendizagem significativa e para concretização do perfil profissional delineado no PPP adotam práticas pedagógicas inovadoras tais como metodologias ativas de ensino aprendizagem especialmente em problematização e aprendizagem baseada em problemas. Essas metodologias promovem participação ativa dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem, voltada para realidade onde estes se encontram inseridos, com objetivo de levá-los reconhecer e intervir nos problemas encontrados. Neste contexto, estudantes tornam-se protagonistas no processo de construção do conhecimento, se responsabilizando pela sua aprendizagem, sendo capazes de autogerir e autogovernar seu processo de formação. Potencialidades no uso do Portfólio: Portfólio é apontado como instrumento que favorece desenvolvimento da criatividade, reflexão sobre vivências, relação teoria-prática, capacidade de aceitação de críticas, acompanhamento da autoevolução, compartilhamento de ideias, emoções e posicionamentos e foco no processo de aprendizagem. Favorece autorreflexão acerca da escolha profissional, vida estudantil, proximidade/distanciamento familiar durante formação, valorização da própria produção intelectual, correlação entre conteúdos aprendidos e prática profissional, trabalho em grupo e desenvolvimento da habilidade de comunicação. Fragilidades no uso do Portifólio: Docentes e discentes relatam insegurança na orientação e monitoramento do processo de construção do portfólio, bem como, dificuldade de entendimento da proposta denotando falta de clareza na mesma. Estudantes relatam ainda dificuldade em expressar-se por meio de linguagens alternativas e revelam preocupação em atender expectativas do professor em detrimento à construção de sua trajetória de aprendizagem. O processo de construção e acompanhamento do portfólio é apontado por alguns professores como prática trabalhosa, que requer tempo e dedicação de todos os envolvidos para sua concretização. Diferentes estudos relatam dificuldade na comunicação escrita, e em redigir, organizar e estruturar portfólio, bem como realizar busca de textos para compor e sustentar as reflexões. Conclusão: Análise dos estudos encontrados mostrou que portfólio é instrumento vinculado a avaliação formativa e vem sendo aplicado em instituições que adotaram o currículo integrado orientado por competência e práticas pedagógicas inovadoras como metodologias ativas de ensino aprendizagem. Seu uso está associado ao desenvolvimento da prática de autorreflexão, autoavaliação e regulação do processo de construção do conhecimento conferindo ao estudante autonomia e responsabilidade sob sua aprendizagem. Surge como proposta de superação dos métodos tradicionais de avaliação que priorizam resultados e quase nunca se voltam para o processo de construção do conhecimento pelo estudante. Como potencialidades no uso do portfólio encontramos, desenvolvimento da criatividade, da reflexão sobre vivências, da relação teoria-prática, do acompanhamento da autoevolução, da autorreflexão acerca da profissionalidade, da habilidade de comunicação escrita. Permite a significação do vivido, desenvolvimento da autonomia, da parceria professor/estudante, estabelecimento de objetivos a serem alcançados na aprendizagem e estratégias para tal, facilitando aos docentes identificação das competências desenvolvidas pelos estudantes. Como fragilidades falta de clareza em relação aos objetivos do instrumento levam insegurança tanto na elaboração do mesmo pelos discentes como no monitoramento do processo de construção do conhecimento pelos docentes. Processo de acompanhamento do portfólio é apontado como prática que interefere interferindo no processo de trabalho dos docentes ao exigir destes dedicação e tempo. Estudantes revelam dificuldade em comunicar-se através da escrita. Portanto, para se usar portfólio como instrumento de avaliação formativa é preciso qualificar e capacitar docentes e estudantes em relação aos objetivos. O processo de trabalho do docente deve ser reconfigurado em relação ao tempo necessário a leitura e mediação da aprendizagem nos portfólios. Para estudante deve ser previsto período de adaptação para compreensão e apropriação do instrumento como forma de vencer resistência inicial ao uso do portfólio. Referências 1. Alves ED, et al. Moodle-fólio para o ensino da enfermagem: avaliação para o processo educacional. Rev Eletr Enf Goiânia. 2012; 14(3): 473-82. 2. Burgatti JC, et al. Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da competência ético-política na formação inicial de enfermagem. Rev Bras Enf Brasilia.2013;66(2):282-6. 3. Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Ciência & Saúde Coletiva. 2013;18(6):1847-56. 4. Cunha ICKO, Sanna MC. Portfólio como estratégia de avaliação de desempenho de integrantes de um grupo de pesquisa. Rev Bras Enf Brasília. 2007;60(1):73-6. 5. Friedrich DBC, et al. O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem. Rev. Latino Am Enf .2010;18(6):1123-30. Descritores: Avaliação, Ensino, Enfermagem Eixo 1: Processo de ensino - aprendizagem na formação em Enfermagem Enfermeira-Especialista Docência Ensino Superior- Universidade Nove de Julho - email: mfroliveira@gmail.com; 2Enfermeira - Mestra em Ciências da Saúde - Universidade Estadual de Campinas;3Enfermeira - Doutoranda em Ciências da Saúde - Universidade Estadual de São Paulo |