Comunicação coordenada
480 | GESTÃO DO CUIDADO E O PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ANÁLISE DOCUMENTAL | Autores: Franciely Midori Bueno de Freitas (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Marli Terezinha Oliveira Vannuchi (Universidade Estadual de Londrina) ; Daniele Bernardi da Costa (Universidade São Paulo) ; Lia Juliane Korzune (Faculdade Pitágoras de Londrina) |
Resumo: A gestão do cuidado é a essência do trabalho do enfermeiro e possibilita que a assistência prestada aos pacientes seja integral e de qualidade. O objetivo da pesquisa foi analisar a inserção do tema Gestão do cuidado na formação do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a Gestão do cuidado como tema transversal. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2014 a fevereiro de 2015. Analisou-se 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso realizados em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin. Os resultados mostraram que dos 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimentos dos módulos apenas os módulos Saúde da Criança e do Adolescente e o Internato apresentaram o tema transversal de forma explícita, evidenciando que o tema não se apresenta formalizado nos demais módulos. Para que a gestão do cuidado seja ensinada visando um aprendizado significativo, ela deve ser retomada série após série. Assim, o conhecimento será alcançado em um sentido mais amplo quando as informações são associadas a um contexto, remetendo ao princípio hologramático, que não se devem separar as partes umas das outras.2 O estudo contribui para a reflexão sobre a importância do ensino da Gestão do cuidado como tema transversal na formação do enfermeiro. Descritores: Gerência. Ensino. Educação em Enfermagem. REFERÊNCIAS: 1-Fell, VEA.; Peduzzi, M. O trabalho gerencial em enfermagem. In: Kurcgant, P. Gerenciamento em enfermagem. 2ª e. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. 2- Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2015. |