Comunicação coordenada
333 | FORMAÇÃO GERENCIAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DOS ENFERMEIROS DE UNIDADES DE PRONTO-ATENDIMENTO | Autores: Cristiano Caveião (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Thaiane Almeida (Universidade Federal do Paraná) ; Rhaissa Ferreira de Andrade (Universidade Federal do Paraná) ; Carmen Elizabeth Kalinowski (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: A formação gerencial dos estudantes de Enfermagem é essencial para o trabalho em saúde e constitui-se como uma das funções essenciais para a futura prática profissional. Objetivo: identificar as contribuições de enfermeiros que atuam em unidades de pronto-atendimento da cidade de Curitiba - PR para a formação gerencial do estudante de Enfermagem. Método: pesquisa quantitativa, realizada com 33 Enfermeiros de seis unidades de pronto-atendimento que possuem contato com estudantes da graduação em Enfermagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo questões estruturadas e semiestruturadas. Os resultados foram tabulados e analisados com auxílio das funções estatísticas do aplicativo CALC, disponível na suíte de escritório OpenOffice.org. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética sob o parecer CAAE: 42735315.6.0000.0102. Resultados: média de idade de 36,4 anos, cinco anos de média de atuação na instituição e 10,46 anos de formação. Dentre as oportunidades gerenciais oportunizadas pelos enfermeiros e vivenciadas pelos estudantes destaca-se: 96% planejamento e a organização da assistência, 85% planejamento e organização do trabalho da equipe, 78% avaliação do trabalho da equipe e 70% escala de trabalho. Quanto aos temas de maior importância para a formação, 92% organização do trabalho e trabalho em equipe, 89% comunicação, 78% liderança e tomada de decisão, 41% auditoria e 33% empreendedorismo. 42% recebem estudantes para a realização do estágio supervisionado, sendo que 33% utilizam em média 60 minutos para orientação diariamente. Conclusão: os temas e as atividades citadas pelos enfermeiros durante a prática dos estudantes estão alinhados com a formação gerencial. Salienta-se que o tema auditoria foi pouco destacado como importante para a formação. É necessário que os enfermeiros da prática estejam em consonância com os conteúdos desenvolvidos na graduação para que possam contribuir de forma efetiva na formação. |