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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 327

Comunicação coordenada


327

FORMAÇÃO GERENCIAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Cristiano Caveião (Universidade Federal do Paraná) ; Rhaissa Ferreira de Andrade (Universidade Federal do Paraná) ; Isabeli Chevonik (Universidade Federal do Paraná) ; Carmen Elizabeth Kalinowski (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:
A formação gerencial de estudantes de Enfermagem é essencial para o trabalho em saúde, já que a gerência constitui-se como uma das funções mais relevantes para a futura prática desse profissional na área de saúde da família. Objetivo: identificar as contribuições para a formação gerencial do estudante de enfermagem por enfermeiros que atuam em Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Curitiba-PR. Método: pesquisa exploratória de corte transversal, realizada entre abril de 2015 e março de 2016, com 35 Enfermeiros em 17 Unidades de Saúde da Família que recebem estudantes da graduação em Enfermagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo questões estruturadas e semiestruturadas. Os resultados foram tabulados e analisados com auxílio das funções estatísticas do aplicativo CALC, disponível na suíte de escritório OpenOffice.org. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob o parecer CAAE: 42735315.6.0000.0102. Resultados: a modalidade de atividades desenvolvidas com os estudantes foram estágio curricular supervisionado (32,8%), estágio de administração e gerenciamento em enfermagem (28,4%) e visita técnica (22,4%). Quanto às atividades vivenciadas pelos discentes,78,1% dos enfermeiros relataram planejamento e organização do trabalho da equipe, 68,8% desenvolvimento e avaliação de atividades de educação em saúde e 65,6% planejamento e organização da assistência de enfermagem. Referente aos temas abordados pelos enfermeiros destacou-se: 75% organização do trabalho, 71,9% supervisão, 65,6% tomada de decisão e 28,1% auditoria. Conclusão: os temas e as atividades abordados pelos enfermeiros durante o contato com estudantes, estão alinhados com expectativas da formação gerencial. Salienta-se que o tema de auditoria foi pouco citado como importante para a formação. É necessário que os enfermeiros da prática estejam em consonância com os conteúdos desenvolvidos na graduação para que possam contribuir de forma efetiva na formação. Descritores: Educação em Enfermagem. Pesquisa em Administração de Enfermagem. Educação Superior.