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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 227

Comunicação coordenada


227

EDUCAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: processo de administração de medicamentos fundamentado nos pilares do triple aim

Autores:
Roberta de Almeida da Silva (UFCSPA) ; Rita Catalina Aquino Caregnato (UFCSPA) ; Cecília Dias Flores (UFCSPA)

Resumo:
EDUCAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: processo de administração de medicamentos fundamentado nos pilares do triple aim Roberta de Almeida da Silva1; Rita Catalina Aquino Caregnato2; Cecília Dias Flores3. RESUMO Introdução: Movimentos nacionais e internacionais visam estabelecer processos de segurança que promovam barreiras para minimizar e evitar a ocorrência de eventos adversos no atendimento hospitalar1. Uma das estratégias mundiais mais inovadora é o Triple Aim, que busca ações para integrar melhor tratamento, menores custos e melhor saúde2. O processo de administração de medicamentos é umas das atribuições mais críticas da enfermagem, visto ser o último verificador de segurança antes da chegada ao paciente3. Objetivo: Estabelecer um processo uniforme e seguro de administração de medicamentos, utilizando a metodologia da Gestão por Processos e os pilares do Triple Aim. Descrição metodológica: Trata-se de uma intervenção educativa da equipe de enfermagem, apoiada no método de modelagem de processos da Gestão por Processos, seguindo quatro etapas: 1) Descrever "AS IS"; 2) Planejar "TO BE"; 3) Agir "TO DO"; e 4) Avaliar "Control". O cenário foi uma unidade de internação de um hospital pediátrico e os atores foram 23 técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros. Utilizou-se a ferramenta Bizagi®, os pilares do Triple Aim para nortear a intervenção e grupos focais e entrevistas para conhecer a vivência dos profissionais no processo implantado. Os dados foram analisados conforme análise de conteúdo, de março a junho de 2016. Resultados: Na primeira etapa conheceu-se o processo usado, ilustrando na ferramenta Bizagi®. Na segunda etapa estabeleceu-se o processo ideal, considerando os pilares do Triple Aim e o Protocolo de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância em Saúde. Na terceira etapa realizou-se a implantação do processo ideal através da educação em serviço com o pessoal de enfermagem. Na quarta etapa foram analisados os grupos focais e as entrevistas emergindo as categorias denominadas: Aproximação com o Paciente; Promoção da Segurança; Recursos e Estrutura; Envolvimento da Família; Organização do Tempo; e Quantitativo de Profissionais. O processo assistencial de administração de medicamentos implantado oportunizou à equipe ficar mais próxima à beira de leito, realizando registros seguros da assistência prestada, promovendo a melhora na comunicação. Conclusão: A educação da equipe foi fundamental para a mudança realizada promovendo uma assistência segura, envolvendo a família e o paciente no processo de cuidado, possibilitando ao profissional uma participação ativa em seu processo de trabalho com barreiras de segurança que evitam/minimizam eventos adversos nos pacientes. As oportunidades de melhoria identificadas pela equipe referem-se aos recursos e estruturas, ambos direcionados para as necessidades ergonômicas e funcionais dos profissionais de enfermagem. Contribuições / Implicações para a Enfermagem: a intervenção na assistência direta ao paciente com preceitos da educação em serviço, agregando métodos de gestão inovadores e tecnologias atualizadas apoiam a construção de processos com qualidade e segurança. Descritores: Segurança do paciente. Erros de medicação. Pediatria. Referências: 1. Agency for Healthcare Research and Quality. National Healthcare Quality and Disparities Report Patient Safety Chartbook. 2016 March. 2. Bisognano M, Kenney C. Buscando o Triple Aim na Saúde. São Paulo: Atheneu; 2015. 3. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Bol. Inform. 2011 Jan-Jul. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática assistencial. Área temática: Gestão do ensino de saúde e Enfermagem.