Roda de Conversa
113 | REPROVAÇÕES E TRANCAMENTOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE CONSIDERANDO OS NÚCLEOS COMPONENTES DA MATRIZ CURRICULAR | Autores: Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal (Universidade Federal da Paraíba) ; Maria de Lourdes de Farias Pontes (Universidade Federal da Paraíba) ; Wilma Dias de Fontes Pereira (Universidade Federal da Paraíba) ; César Cavalcanti da Silva (Universidade Federal da Paraíba) ; Rafael da Costa Santos (Universidade Federal da Paraíba) |
Resumo: A evasão e a retenção nos cursos de graduação consistem em problemáticas complexas cujas repercussões de natureza intelectual, social e econômicas tem demandado, na atualidade, avaliações por parte dos pesquisadores da área capazes de produzir indicadores que norteiem intervenções de enfrentamento. O presente estudo objetivou analisar a frequência de reprovações e trancamentos nas disciplinas do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, no período 2010 à 2015, e identificar os componentes da matriz curricular com maiores índices de insucessos no período estudado. Para tanto se desenvolveu estudo observacional, exploratório do tipo ecológico, a partir de informações contidas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA UFPB) referentes aos períodos letivos de 2010 a 2015. Os dados foram coletados em maio de 2016, orientado por um formulário estruturado, e analisados segundo cálculo de medidas de frequência. Observou-se, no período estudado, taxa de insucesso (reprovação e trancamento) de 37,7% em todas as disciplinas do curso, cujos índices expressaram comportamento descendente considerando-se os seguintes núcleos da matriz curricular: núcleo básico (16,2%), núcleo complementar (11,6%), núcleo profissional (8%) e estágio supervisionado (1,9%). Os resultados sugerem a necessidade de investigação exploratória sobre os fatores contribuintes para a ocorrência deste índice, e apontam para componentes cujas especificidades devem ser consideradas quando do planejamento de intervenções pedagógicas, sociais e de gestão acadêmica, destinadas ao enfrentamento do problema. |