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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 97

Comunicação coordenada


97

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DO NURSE SATISFACTION SCALE PARA A LÍNGUA PORTUGUÊS DO BRASIL

Autores:
Valesca Nunes dos Reis (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Herica Silva Dutra (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Maria Inês Monteiro (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Maria Helena Baena de Moraes Lopes (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Edinêis de Brito Guirardello (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS)

Resumo:
Introdução: A satisfação profissional é a orientação afetiva percebida pelo trabalhador ao avaliar positivamente seu trabalho, por ser este capaz de realizar e facilitar o alcance de valores por meio de fatores intrínsecos das atividades laborais1, e sua avaliação requer o uso de instrumentos confiáveis e válidos. Entretanto, o Brasil não dispõe de instrumentos específicos para avaliar a satisfação profissional de enfermeiros em ambiente hospitalar. O Nurse Satisfaction Scale2 tem a finalidade de avaliar a satisfação de profissionais de enfermagem que atuam em ambiente hospitalar, composto por 24 questões distribuídas em sete subescalas: administração, carreira, colegas de trabalho, educação continuada, comunicação e relacionamento com o supervisor. Objetivos: traduzir e adaptar o Nurse Satisfaction Scale para a língua portuguesa do Brasil. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo metodológico3. Obteve-se autorização do autor para o procedimento de tradução e adaptação cultural e seguiram-se as seguintes etapas: tradução, síntese das traduções, retro-tradução, avaliação por um comitê de juízes e pré-teste4. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora sob parecer nº 1.252.220. Resultados: Na avaliação pelo comitê foram sugeridas algumas adequações para obter as equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual para alguns itens da escala, a qual foi denominada Escala de Satisfação da Enfermagem. Participaram do pré-teste 30 profissionais de enfermagem que consideraram a escala de fácil compreensão e o tempo médio de preenchimento de 12 minutos. Conclusão: obteve-se a versão traduzida e adaptada da escala, entretanto, será necessária a prévia avaliação da sua confiabilidade e validade para uso na prática. Contribuições/implicações para a Enfermagem: uma escala específica para avaliar a satisfação dos profissionais de enfermagem poderá auxiliar na proposição de estratégias e ações para a melhoria dos ambientes e processos de trabalho da equipe de enfermagem. Descritores: Satisfação no emprego. Estudos de validação. Enfermagem. Referências: 1. Locke EA. What is job satisfaction? Organizational Behaviour Human Performance, 1969; 4(4):309-36. 2. Ng SH. A job satisfaction scale for nurses. New Zealand Journal of Psychology, 1993;22(1):46-53. 3. LoBiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 4. Beaton D, Bombardier C, Guillemin F, Ferraz MB. Recommendations for the cross-cultural adaptation of the DASH & QuickDASH outcome measures. Institute for Work & Health, 2007.