Roda de Conversa
538 | EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO BRASIL | Autores: Carolina Vieira Cagnacci Cardili (Universidade Paulista - UNIP) ; Flávia Aparecida Figueiredo (Universidade Paulista - UNIP) |
Resumo: A Educação Interprofissional (EIP) é um processo que visa a reorientação da formação profissional em saúde, ocorre quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para a efetiva colaboração e melhora dos resultados em saúde1. Este estudo tem como objetivo identificar as experiências com a educação interprofissional entre profissionais de saúde no Brasil. Descrição metodolológica: revisão de literatura que utilizou as bases componentes do portal de dados da Biblioteca Virtual em Saúde utilizando as seguintes palavras-chaves: educação interprofissional and profissionais de saúde or residência multiprofissional. Foram incluídos os trabalhos publicados entre 2006-2016 em português que respondessem a questão de estudo. Resultados: foram selecionados 07 estudos (6 artigos e 1 tese de doutorado) publicados entre os anos de 2012-2016 em periódicos interdiciplinares (3), de Enfermagem (2) e de Psicologia (1). Os artigos tiveram como população estudada profissionais de saúde que fizeram parte do pet-saude, residentes multiprofissionais (RMP) e profissionais da atenção básica. Foi possível a identificação de três tipos de educacão: a uniprofissional, que ocorre de forma isolada entre estudantes de uma mesma profissão, a multiprofissional, que ocorre entre duas ou mais profissões de forma paralela e a interprofissional, quando ocorre a aprendizagem compartilhada entre estudantes/profissionais de diferentes áreas e utilizam os preceitos da EIP. Os estudos demonstraram que a Educação Permanente Interprofissional e diferentes tipos de estratégias de ensino contribuem para a EIP na formação dos trabalhadores de saúde. Conclusão: a atenção básica, a RMP e o pet-saúde facilitam a EIP, no entanto, a essa prática ainda é incipiente no Brasil. Implicações para a Enfermagem: a organização de serviços e a educação permanente em Enfermagem precisa adequar as suas práticas para com a EIP. Referências:World Health Organization. Framework for action on interprofessional education&collaborativepractice. Geneva; 2010. Descritores: Pessoal de Saúde, Internato Não Médico; Relações Interprofissionais |