Prêmio
509 | PERFIL PROFISSIONAL APREENDIDO PELO EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM | Autores: Edilene Rodrigues da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Escola de Enfermagem de Natal) ; Kenya Schmidt Reibnitz (Universidade Federal de Santa Catarina / Departamento de Enfermagem) |
Resumo: Ao longo de sua trajetória histórica, a Escola de Enfermagem de Natal embora venha atuando há mais de cinquenta anos na educação profissional de nível médio em enfermagem norteada, pelas exigências legais, no contexto de mudanças ocorridas no mundo do trabalho e da educação e nos processos de trabalho em saúde e em enfermagem, busca acompanhar o movimento das políticas publicas em que a sociedade exige um novo perfil de trabalhador para o técnico em enfermagem. Por conseguinte, procura-se atender aos requisitos técnicos exigidos à força de trabalho, e, por outro, há o compromisso ético em formar profissionais com visão crítica, com conhecimento e capacidade de pensar e agir politicamente. Vale salientar que as instituições de formação em saúde têm desprendido esforços para acompanhar estas discussões e seus desdobramentos no Brasil, considerando a necessidade de prover a formação de um trabalhador mais apto para lidar com os problemas da sociedade brasileira. Este estudo tem como objetivo conhecer como o egresso do curso técnico em enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal apreendeu o perfil profissional a partir de sua percepção e dos gerentes de enfermagem. Para o aporte teórico utilizaram-se elementos conceituais de Freire, estudos sobre a educação em enfermagem, a educação profissional e o mundo do trabalho em saúde, fontes documentais que regulamentam a Educação Brasileira. Pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso naturalístico que favorece o estudo da particularidade e complexidade de um caso singular, levando o pesquisador a compreender sua atividade em importantes circunstâncias, contribuindo para a ênfase na interpretação do contexto e no retrato da realidade de forma completa e profunda. Participaram do estudo vinte Técnicos em Enfermagem egressos de uma Escola pública, que concluíram o curso no período entre 2003 e 2012 e atuam profissionalmente na capital do estado. E seis enfermeiras gerentes de enfermagem que integram a mesma equipe de enfermagem dos egressos, participantes da pesquisa, em serviços públicos e privados, na cidade do Natal/RN. A coleta das informações ocorreu de julho a setembro/2014, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise das informações do tipo temática ocorreu nas várias fases do estudo, através do software ATLAS.ti versão 7 que possibilitou realizar a organização dos dados e o processo de codificação, favorecendo a definição de categorias temáticas significativas, com objetivo de compreender o perfil do egresso. Os resultados são apresentados através das seguintes temáticas: Relacionamento Interpessoal no cotidiano do trabalho do Técnico em Enfermagem; Características essenciais ao trabalhador da enfermagem; Comportamento ético e postura profissional e Competências, habilidades e conhecimentos técnico-científicos necessários para o cuidar em enfermagem. O estudo mostrou que os conhecimentos adquiridos pelos egressos durante o curso possibilitou construir o perfil profissional e viabilizou a inserção no mundo do trabalho. O egresso do curso técnico em enfermagem, ao atuar frente às mais diversas incertezas da área da saúde, tem que mobilizar diferentes conhecimentos no seu processo de trabalho. Os conhecimentos adquiridos na vida e no curso precisam instrumentalizá-lo para relacionar-se e desenvolver suas atividades nas mais variadas situações do cotidiano do trabalho, com usuários e com a equipe profissional dos serviços de saúde, em meio às condições de trabalho proporcionadas pelos empregadores. Os entrevistados dizem que a qualidade da formação oportunizada pelo Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal se distingue pelo conhecimento teórico e prático ofertado aos seus alunos, resultando em trabalhadores mais preparados, com competências e habilidades indispensáveis mesmo aos profissionais que estão iniciando a carreira na enfermagem. Por conseguinte, a formação oferecida pelo curso buscou qualificar os educandos para atuarem nos diversos níveis de atenção à saúde, de forma integral e crítica, considerando os princípios éticos, técnicos, políticos e humanos, na perspectiva de contribuir com a atenção à saúde guiados pelos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro. Os gerentes também identificaram que o Técnico em Enfermagem egresso do curso da EEN tinha uma formação humana em que compreendia o cuidado em enfermagem a partir das competências política, ética, técnica, e das relações interpessoais. Consideravam a concepção de profissional do técnico em enfermagem deste curso como o diferencial na qualidade da formação. O profissional técnico em enfermagem egresso do curso técnico em enfermagem desta Escola, integrante da equipe de enfermagem, desenvolve no cotidiano seu trabalho no processo do cuidado em saúde nas diversas fases que compreendem o viver humano. Frente aos achados na pesquisa, sugerimos a ampliação dos ensinamentos éticos e de relações interpessoais aos alunos do curso técnico em enfermagem, com o intuito de preparar o profissional para enfrentar o stress, conflitos, negociações e emoções no cotidiano de trabalho. Reveste-se de importância o processo de formação deste trabalhador de nível médio da enfermagem e, consequentemente, o perfil profissional que construiu durante seu curso. Tais conhecimentos mínimos são fundamentais para conseguir inserir-se no mundo do trabalho, atuar no SUS ou em outros serviços de saúde. Acreditamos que o egresso do curso técnico em enfermagem da EEN/UFRN construiu de forma sólida os conhecimentos durante o processo de formação, além dos princípios éticos e políticos estabelecidos pela Escola. Fato confirmado nas falas dos entrevistados, ao relatarem sobre conhecimentos, competência e habilidades adquiridos pelos egressos na sua formação, levando-os a atuar profissionalmente. A pesquisa traz contribuições para novas reflexões sobre atualização contínua do processo de formação do técnico em enfermagem na Escola e, também, para outras instituições de ensino e a pesquisadores da temática, na busca de uma formação profissional em nível técnico de qualidade. Descritores: Educação em Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Egresso. REFERÊNCIAS André MEDA. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3nd ed. Brasília: Liber; 2008. Freire P. Educação e mudança. 13nd ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2011. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29nd ed. São Paulo: Paz e Terra; 2004. Vieira SL, Silva GTR, Fernandes JD, Silva ACAB, Santana MS, Santos TBS. Des-interesse no ensino profissionalizante na produção do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Rev. bras. enferm.[Internet].2014 jan.-fev.;67(1):141-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n1/0034-7167-reben-67-01-0141.pdf. Acesso em 2015 fev.12. |