Comunicação coordenada
495 | EXPERIÊNCIA TRANSICIONAL DAS RESIDENTES DE ENFERMAGEM | Autores: Rosana Maria de Oliveira Silva (Universidade Federal da Bahia) ; Josicélia Dumêt Fernandes (Universidade Federal da Bahia) ; Maria Deolinda Antunes da Luz (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) ; Lázaro Souza da Silva (Universidade Federal da Bahia) ; Luize da Silva Rezende da Mota (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: As experiências de transição são complexas e multidimensionais e apresentam propriedades como conscientização, comprometimento, mudança e diferença, intervalo de tempo, pontos e eventos críticos. A experiência transicional tem origem nos motivos geradores de mudanças, o que, nesse estudo, foi a realização do Curso de Residência em Enfermagem. Objetivo: Apreender os motivos geradores da experiência transicional das egressas do Curso de Residência em Enfermagem. Descrição Metodológica: Estudo transversal, exploratório-descritivo. A coleta foi realizada de janeiro de 2011 a março de 2011 com a utilização da técnica de história oral de vida e um roteiro semiestruturado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem, colaboradoras da pesquisa. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria Motivos Geradores da Experiência Transicional. Nesta categoria é apresentado e discutido os motivos geradores da experiência transicional, resultante em três subcategorias temáticas: Necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; Insuficiência da graduação; e Experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: Apreendemos que a identificação dos motivos/eventos geradores da mudança constitui-se em um dos elementos que favorece o processo de transição, tornando-se, portanto, uma conduta essencial quando se pretende apreender a trajetória do indivíduo durante o processo de transição. Contribuições para a Enfermagem: os motivadores da experiência transicional das enfermeiras residentes favorecem o processo de transição situacional por serem intencional e planejada com vistas a mudanças no âmbito profissional. Referência: Meleis AI ,et al. Transitions theory. Chapter. 2 In: Transitions theory: middle-range and situation-specific theories in nursing research and practice/[edited by] Afaf Ibrahim Meleis. 2010. p. 52-64. Descritores: Educação de pós-graduação em enfermagem; Internato não médico; Especialização; Enfermagem. |