Roda de Conversa
436 | GERÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: ANALISANDO COMPETÊNCIAS E FRAGILIDADES NO ENSINO. | Autores: Maria Lelita Xavier (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Josieli Cano Fernandes (Fundação de Saúde de Angra dos Reis) ; Benedito Carlos Cordeiro (Universidade Federal Fluminense) ; Nívea Carla Tavares Barbosa (Faculdade Bezerra de Araújo) |
Resumo: Introdução: O papel do gestor na Estratégia de Saúde da Família excede os limites da unidade, o gerente é o articulador que prepara, orienta, estimula e negocia. Assim, o profissional atuante na gerência de serviços de saúde precisa ter competência para minimizar os conflitos, superar as limitações que o serviço apresenta, prestar assistência baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda lidar com o déficit de pessoal, de materiais, de recursos, bem como com a demanda cada vez maior de usuários. O enfermeiro destaca-se nesse papel dentre os outros profissionais que atuam na área da saúde, demonstrando em sua prática cotidiana maior interesse, vocação e preparo para assumir essa função. Pode-se afirmar que há investimentos claros neste sentido, orientados pelas políticas públicas nas áreas da saúde e da educação uma vez que as Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) para a Graduação em Enfermagem recomendam a inclusão desses conteúdos de administração/gestão nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos, estando entre aqueles considerados imprescindíveis ao desenvolvimento das habilidades e competências profissionais, sendo a única dentre as congêneres de graduação da área da saúde em que esses conteúdos estão presentes. No entanto mesmo esses apresentam uma série de dificuldades no exercício gerencial de unidades básicas de saúde. Implica-se assim a importância de se repensar a formação profissional e a capacitação dos atuais enfermeiros respaldando-os com competências necessárias para responder às exigências da política de saúde vigente e ampliar as possibilidades para que os enfermeiros possam associar conhecimentos anteriores e as experiências profissionais com metodologias de trabalho inovadoras e criativas na liderança da equipe interdisciplinar, com a finalidade de resolver as demandas de saúde da população. Define-se competência como o conjunto de características percebidas nas pessoas que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes que levam a um desempenho superior. Objetivos: Identificar e analisar as competências gerenciais necessárias no exercício gerencial de enfermeiros da atenção básica de saúde e as fragilidades do ensino para o exercício integral dessa função. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, em base documental, de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura. A pesquisa foi orientada a partir da questão: Quais as competências necessárias ao enfermeiro para o gerenciamento de unidade básica de saúde? Quais as fragilidades do ensino que dificultam o exercício da gerencia de Unidade Básica de saúde? Na seleção dos artigos, utilizou-se os descritores educação por competências or competências profissionais and atenção básica or atenção primária à saúde and gerência de serviços de saúde or administração de serviços de saúde. Considerou-se os seguintes critérios de inclusão: trabalhos completos, publicados no período 2011-2016, nos idiomas português, espanhol e inglês. Definiu-se como critérios de exclusão: pesquisas e relatos de experiências formatados como trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização, relatórios de pesquisa e artigos de revisão. A busca de trabalhos para a pesquisa primária ocorreu de 01 a 05 de junho de 2016 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME), nas seguintes bases LILACS, MEDLINE, BDENF. Foram encontrados 23 artigos após filtragem, procedeu- se assim a leitura integral seletiva, apenas 06 relacionavam-se diretamente as perguntas da pesquisa. Resultados: As competências mais apontadas nos artigos foram: a habilidade de prever, prover e solicitar recursos materiais, a liderança, a habilidade para mediação de conflitos; a habilidade para trabalho em equipe; as atitudes de planejar, coordenar, monitorar e avaliar as ações de saúde respectivamente. Competências estas mais relacionadas às esferas da gestão de pessoas, de insumos e do trabalho. Este fato pode ser vinculado às bases da formação do enfermeiro, uma vez que as competências mais referidas são as descritas nas Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos da graduação. Em relação às dificuldades e o desempenho concomitante de gerência e assistência os maiores entraves para desenvolvimento das competências gerenciais. Os artigos sugerem ainda que a atividade que demanda mais tempo do trabalho do enfermeiro na Unidade de Saúde não é, necessariamente a que têm maior importância para o profissional. Apontou-se que mesmo sendo os enfermeiros os profissionais mais preparados para a função gerencial eles apresentam muitas dificuldades no exercício da gerencia na atenção básica por haver um predomínio do ensino dos conteúdos muito focados em modelos de atenção individual e curativista, com foco na atenção hospitalar. Implicações/conclusões para enfermagem: Ainda não há consenso sobre todas as competências gerenciais que sejam indispensáveis ao enfermeiro gerente de Unidade Básica de Saúde, no entanto muitas são as competências que parecem ser necessárias e desenvolvê-las é, pois um grande desafio. As buscas de estratégias de educação permanente devem ser incentivadas para a sustentação e o empoderamento do enfermeiro no gerenciamento de unidades de atenção primária e os programas de ensino devem ser repensados de forma que acompanhe a política de saúde vigente. Descritores: educação por competências, atenção primária a saúde; gerencia de serviços de saúde; competência profissional; Referências: Fernandes, Léia Cristiane Loeblein; Machado, Rebel Zambrano; Anschau, Geovana Oliveira. Gerência de Serviços de Saúde: Competências desenvolvidas e dificuldades encontradas na Atenção Básica. Ciênc. saúde coletiva. 2009 outubro(citado: 30 de novembro de 2015);14(1), 1541-1552. Disponível a partir http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000800028&lng=en&nrm=iso>. Fernandes Marcelo Costa, Barros Adriana Sousa, Silva Lucilane Maria Sales da, Nóbrega Maria de Fátima Bastos, Silva Maria Rocineide Ferreira da, Torres Raimundo Augusto Martins. Análise da Atuação do enfermeiro na Gerência de unidades básicas de saúde. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2010 fevereiro [cited 26 de maio de 2016]; 63 (1): 11-15. Disponível a partir de:http://www.scielo.br/ scielo.php? script=sci_ arttext&pid=S0034-71672010000100002&lng=en. Coatto, Aline; Traldi, Maria Cristina Competências gerenciais do enfermeiro na atenção primária. Revista Saúde Coletiva. 2011.8(52) 180-186. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84219781005 . Fleury, A, Fleury, M. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2004. |