Comunicação coordenada
392 | VIVÊNCIA TRANSCULTURAL NA SAÚDE INDÍGENA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR | Autores: Vilanice Alves de Araújo Püschel (Universidade de São Paulo (USP)) ; Inara Mariela da Silva Cavalcante (Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)) ; Marta Luísa Gonçalves de Freitas Pereira (Universidade de São Paulo (USP)) ; Misa Cadidé Duarte (Universidade de São Paulo (USP)/ Universidade Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)) |
Resumo: Introdução: Trata-se de uma revisita a uma vivência transcultural que teve como desafio superar uma relação cultural conflituosa entre profissionais de saúde com formação dominante sanitarista e os indígenas com costumes e crenças tradicionais. Foi internado em um hospital oncológico na região norte do país, um indígena de 12 anos com diagnóstico de Leucemia e acompanhado de sua mãe. Ambos não falavam o idioma português e entendiam poucas palavras do idioma. Objetivo: Refletir sobre a experiência profissional vivenciada no atendimento ao indígena e propor uma intervenção na perspectiva interdisciplinar. Metodologia: Relato de experiência desenvolvido por estudantes de pós-graduação strictu senso da USP, na disciplina "Prática Pedagógica no Ensino Superior". Resultados: Os estudantes se debruçaram sobre a vivência transcultural, sendo analisados e identificados os principais problemas que sustentavam uma relação conflituosa e dificultavam/impossibilitavam o cuidar tais como: comunicação, acomodação, higiene e alimentação. O cuidado interdisciplinar possibilita a valorização de aspectos culturais, tanto na determinação das doenças como na minimização das divergências entre o saber biomédico e o saber tradicional indígena. Cabe desenvolver o diálogo entre os saberes e as pessoas envolvidas no cuidar (profissionais, pacientes, familiares, pajés e rezadores) no ambiente hospitalar, uma vez o foco do cuidar é no indivíduo, como ser único, com suas características biológicas, psicológicas, sociais e culturais singulares. Conclusão: A abordagem interdisciplinar que considera a transculturalidade no cuidado à saúde de indivíduos de culturas diferentes precisa ser considerada como uma teoria essencial na formação de profissionais de saúde. Contribuições para a enfermagem: Revisitar uma experiência nos permitiu considerar a importância da formação em saúde que supere o modelo biomédico e que avance no cuidado interdisciplinar, que deverá ser o foco privilegiado na ação do enfermeiro e da equipe de saúde, especialmente no cuidado ao indígena. Referências Anastasiou, L. G.C. (2002). A docência como profissão no ensino superior e os saberes pedagógicos e científicos. Encontro Nacional de didática, prática no ensino. Campos, G.W. S (2002). Sete considerações sobre saúde e cultura. Saúde e sociedade (11): 105-115. Langdon, E.J. (2009). Dialongando sobre o processo saúde/doença com a Antropologia: entrevista com Esther Jean Langdon. Rev Bras Enf, 62 (2), 323-6. Leininger, M. M. (2002). Culture care theory: A major contribution to advance transcultural nursing knowledge and practices. Journal of Transcultural Nursing, 13 189-192. Descritores: saúde indígena, cultura, educação superior. |