Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 389

Roda de Conversa


389

SEGURANÇA DO PACIENTE: PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA MODALIDADE STRICTO SENSU DO ESTADO DO PARANÁ

Autores:
Márcia Marques dos Santos Felix (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Maria Beatriz Guimarães Ferreira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Carolina Beatriz Cunha Prado (Universidade de Uberaba) ; Maria Helena Barbosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:
Introdução: Os avanços na ciência, o fluxo contínuo de informações e o acesso a resultados de pesquisas produzem impacto direto sobre o processo de tomada de decisão dos profissionais de saúde nos diferentes serviços de atenção à saúde. Nesse cenário, ressalta-se o movimento da Segurança do Paciente, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a redução do risco de danos desnecessários ao paciente, através de ações que colaboram na redução de atitudes inseguras na assistência à saúde. Pesquisas sobre a segurança do paciente começaram a ser debatidas, fator que contribui diretamente para a melhoria do cuidado e orientação do profissional de saúde, com vistas a nortear a prática clínica e minimizar os eventos adversos. Os eventos adversos podem ser considerados como ações não intencionais que poderiam ser evitadas ou as que afetam o tempo de internação dos pacientes, tais como: erros relacionados a medicações, corpos estranhos esquecidos no corpo do paciente como compressas e instrumentais, quedas, queimaduras, úlceras por pressão. O desenvolvimento de atitudes seguras depende da cultura de segurança da instituição, o que implica na necessidade de definir estratégias em três vertentes, a saber: formação dos profissionais de saúde, assistência em saúde e pesquisa. É evidente a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a implementação de ações efetivas que auxiliem e direcionem o profissional de saúde na detecção de riscos e empregá-las na prática clínica, implicando na prevenção de complicações ou na solução destas em tempo adequado. O atual movimento pela qualidade e segurança do paciente na saúde enfatiza a relevância da Prática Baseada em Evidências, uma vez que preconiza a tomada de decisão na saúde fundamentada nas melhores evidências disponíveis. Entende-se que a assistência prestada pautada em conclusões geradas de métodos científicos rígidos, consiste em padrão ouro no cuidado de saúde, o qual deve ser de qualidade e livre de danos e riscos. Para garantir essas condições de segurança, o enfermeiro é um dos responsáveis por planejar e implementar ações que minimizem os riscos de complicações durante esse processo. Uma das ações inseridas nesse contexto é a união entre a pesquisa e a prática, e os cursos de pós-graduação possuem papel fundamental na construção de profissionais, uma vez que suas produções de evidências científicas fornecem embasamento para as ações na prática clínica. Objetivo: Identificar o conhecimento científico produzido por teses e dissertações sobre segurança do paciente no Paraná. Método: Estudo descritivo e retrospectivo com análise documental de dados secundários de teses e dissertações dos programas de pós-graduação do estado do Paraná, compreendidas no período entre 2006 e 2016. O levantamento foi realizado por meio do acesso à Plataforma Sucupira, Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e página eletrônica dos programas de pós-graduação em enfermagem das universidades do Paraná. A seleção dos trabalhos ocorreu pelo título, descritores e resumo, e adotou-se como critério de inclusão estar relacionado à temática segurança do paciente, considerando seus desfechos Protocolo de Segurança; Cateteres e Drenos; Úlcera por pressão; Infecção Relacionada à Assistência à Saúde; Hemocomponentes e derivados; Cirurgia Segura; Clima e Cultura de Segurança; Dor e segurança no uso de tecnologias em saúde. Trabalhos duplicados foram excluídos durante a coleta dos dados. As variáveis extraídas das teses e dissertações foram: ano de defesa, classificação do trabalho, orientando, orientador, objetivos, tipo de estudo, abordagem do estudo, desfecho principal e número de participantes. Os dados foram compilados em planilha eletrônica e procedeu-se a análise estatística univariada. Resultados: Foram identificados 50 estudos sobre segurança do paciente, provenientes de teses e dissertações defendidas entre 2006 e 2016, sendo que sua maioria foi dissertação (92%). A Universidade Federal do Paraná contemplou maior número de publicações no período do estudo (76%). Observa-se predominância das publicações após 2010 (n=40; 80%), com maior quantitativo no ano de 2015 (n=12; 24%), o que pode estar relacionado a expressividade da discussão pela OMS em 2009 e a concepção do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 2013. Estudos descritivos, exploratórios transversais tiveram maior predominância (16; 32%), seguido de estudos experimentais (6; 12%) e estudos metodológicos e revisão sistemática, os quais apresentaram distribuições iguais (5; 10%). Ressalta-se que os estudos experimentais e revisões sistemáticas, classificado como de maior evidência científica, tiveram moderada prevalência, com 6 (12%) e 5 (10%) trabalhos de cada delineamento, respectivamente. Em relação a abordagem, 38 (76%) eram quantitativos. Dentre os desfechos expostos, os de maior prevalência se referiram à úlcera (30%), cateteres e drenos (20%) e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (10%), enquanto hemoterapia, cirurgia segura, clima e cultura de segurança, quedas e dor apresentaram frequência única (2%). Conclusão: Os estudos desenvolvidos no estado do Paraná, relacionados à temática de segurança do paciente, com maior destaque apresentaram como características serem descritivos, quantitativos e com desfechos de úlceras, cateteres, drenos e infecções. As publicações foram mais evidentes após a criação e discussão sobre programas de incentivo às ações de segurança ao paciente. Contribuições para a Enfermagem: Os programas de pós-graduação contemplam tanto a pesquisa quanto a parte acadêmica, isto é, formação de sujeitos para atuação docente, que por sua vez, replicará a função de formador. Mais importante ainda, são os produtos dos programas, as dissertações e teses, que norteiam a prática clínica dos profissionais, impactando diretamente na qualidade e segurança da assistência prestada. A identificação do conhecimento produzido fornece dados sobre a temática em questão e permite levantar lacunas de desfechos que precisam ser explorados. Ainda, se configura de maior importância o fato de que tal conhecimento favorece a Prática Baseada em Evidencias, isto é, a utilização de resultados de pesquisa na prática clínica. Palavras-Chaves: Segurança do Paciente, Prática Baseada em Evidência, Pesquisa, Enfermagem. Referências: 1- Urbanetto JS, Gerhardt, LM. Segurança do paciente na tríade assistência ensino pesquisa. [Editorial]. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(3):8-9. 2- KAJERMO, K. N. et al. The BARRIERS Scale - the barriers to research utilization scale: a systematic review. Implementation Science, v. 5, n. 32, p. 1-22, 2010. 3. Barbosa MH, Sousa EM, Felix MMS, Oliveira KF, Barichello E. Clima de segurança do paciente em um hospital especializado em oncologia. Rev Eletr Enf. [Internet]. 2015 [acesso em: 18 de maio de 2016]; 17(4): 1-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i4.34614. 4. EDWARD, K. L.; MILLS, C.A hospital nursing research enhancement model. The Journal of Continuing Education in Nursing, v. 44, n.10, p. 1-8, 2013.