Roda de Conversa
354 | SENTIMENTOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE NÍVEL TÉCNICO SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM | Autores: Lidieine Gonçalves Kataguiri (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Alexandre Marcos Rodrigues Braga (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Grazielle Riceto Dias Silva (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves4 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A participação de profissionais de nível técnico no Processo de Enfermagem (PE) ainda é obscura, devendo o enfermeiro, reconhecer a interdependência entre essas categorias profissionais nas atividades de assistência1. OBJETIVO: Identificar o sentimento dos discentes do curso técnico em enfermagem frente uma capacitação sobre o processo de enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Realizou-se uma oficina a fim de discutir o Processo de Enfermagem e sua aplicabilidade na prática clínica de técnicos de enfermagem. A atividade foi oferecida a discentes que compõem a rede pública e privada de ensino da cidade de Uberaba-MG, com um total de 38 inscritos. Os dados foram coletados antes e após a oficina e foram analisados pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC)2. RESULTADOS: Dos resultados emergiram as ideias centrais (IC): IC-I: Expectativa sobre o curso. IC-II: Satisfação frente à capacitação. CONCLUSÃO: O discente do técnico considerou a oficina como satisfatória apesar da expectativa inicial compreender ansiedade e apreensão; com metodologia adequada e prazerosa para o aprendizado. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Oportuniza aos discentes de nível técnico aquisição de conhecimentos sobre o Processo de enfermagem favorecendo sua participação na implementação do método. Descritores: Processos de Enfermagem. Educação Técnica de Enfermagem. REFERÊNCIAS: 1. Ramos LAR, Carvalho E de, Canini SRM da S. Opinião de auxiliares e técnicos de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009 [citado 2016 Jun 27];11(1):39-44. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n1/v11n1a05.htm. 2. Lefevre F, Lefevre AMC. Discurso do sujeito coletivo. Pesquisa qualitativa levada a sério. São Paulo. 2003 [citado 2016 Jun 27]. Disponível em:http://www.fsp.usp.br/~flefevre/Discurso_o_que_e.htm. Eixo 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática: 3-Educação profissional |