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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 335

Roda de Conversa


335

Percepção dos Alunos de Mestrado em Relação à Oficina de Aperfeiçoamento Sobre Processo de Enfermagem

Autores:
Lidieine Gonçalves Kataguiri (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Aline Ciabotti Dias (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Alexandre Marcos Rodrigues Braga (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Ana Paula Arantes (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:
INTRODUÇÃO: É essencial que o técnico de enfermagem tenha conhecimento sobre o Processo de Enfermagem (PE) uma vez que auxiliará e executará algumas etapas específicas, além de representar a maior parte da força de trabalho da enfermagem1. OBJETIVO: Identificar a percepção de enfermeiros mestrandos antes de ministrarem uma oficina sobre processo de enfermagem para alunos do curso técnico em enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um projeto de extensão vinculada à disciplina: Processo de Enfermagem, de um Programa de Pós-Graduação strictu senso do estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de uma questão norteadora aplicada a oito enfermeiros mestrandos do programa. RESULTADOS: Identificou-se sentimentos contraditórios entre insegurança, receio e entusiasmo e interesse; percebeu-se a importância de oferecer conhecimento sobre a temática e a escassez de literatura com abordagem na participação e atribuições do técnico em enfermagem neste processo. CONCLUSÃO: Apesar da insegurança envolvida no planejamento de algo novo, os pós-graduandos apresentaram uma percepção positiva sobre o desenvolvimento da capacitação para discentes do curso técnico em enfermagem. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Sensibilização de futuros docentes de enfermagem para a importância do ensino do processo para técnicos em enfermagem. Descritores: Processos de Enfermagem e Educação Técnica em Enfermagem. REFERÊNCIAS: 1. Góes FSN, Côrrea AK, Camargo RAA, Hara CY N. Learning needs of Nursing students in technical vocational education. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2015 Fev [Acesso em 2016 Jun 27]; 68( 1 ): 20-25. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100020&lng=pt. Eixo 2: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional. Área temática: 3-Educação profissional