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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 322

Comunicação coordenada


322

SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: UMA APROXIMAÇÃO AOS SABERES APRESENTADOS POR TARDIF

Autores:
Adriana Katia Corrêa (EERPUSP) ; Nilton César Granvile (EERPUSP)

Resumo:
A docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem é uma das dimensões a ser considerada na qualificação dos trabalhadores técnicos no Brasil. Historicamente, é marcada por fragilidades nos processos formativos, sendo a docência exercida por profissionais que, em alguns casos, não possuem nenhuma formação pedagógica. No Brasil, antes da constituição do Sistema Único de Saúde (SUS), na década de 80, a atuação dos profissionais de saúde, incluindo os enfermeiros e as demais categorias da enfermagem (técnicos e auxiliares), envolviam atividades principalmente com foco em ações curativas. Com a institucionalização do SUS, a proposta é que o cuidado em saúde contemple ações de promoção, prevenção, reabilitação e cura, o que gera demandas para o trabalho em saúde/enfermagem e, consequentemente, para a formação dos trabalhadores a partir de novos perfis profissionais1. O exercício da docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem demanda do professor uma concepção do ato educativo para além do preparo técnico para o cuidado em saúde. Exige uma visão do "educar" como processo formativo para o exercício da cidadania e da participação efetiva na construção do sistema de saúde que realmente atenda equitativamente as complexas propostas e ações do cuidado. O objetivo deste estudo é descrever e analisar os saberes dos professores de uma escola privada de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, no município de Ribeirão Preto-SP, considerando suas vivências na prática pedagógica, a partir de referencial de Tardif2, que enfoca especificamente o tema dos saberes da docência. Estudo descritivo-exploratório, qualitativo3. A técnica de coleta de dados foi entrevista semiestruturada, realizada entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Participaram deste estudo 13 enfermeiros que atuam como professores na formação de profissionais técnicos de nível médio em enfermagem. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Protocolo nº 349.615.146.000.0593. As entrevistas obtidas foram analisadas, sendo delineadas categorias de decodificação, posteriormente discutidas à luz do referencial teórico. A saber: Saberes pessoais dos professores; as histórias pessoal e social são fontes pré-profissional de aquisição dos saberes pessoais dos professores e fazem parte dos contextos de aquisição: a família, o ambiente, a história de vida e a educação no sentido lato2. Essas experiências vivenciadas vão sendo interiorizadas e assimiladas, influenciando na escolha da docência como profissão. Alguns participantes apontaram a influência de familiares para a escolha profissional seja para o exercício da enfermagem nos campos assistenciais ou para a prática da docência. Saberes provenientes da formação escolar anterior: a formação escolar no "ensino primário", "secundário", e na formação "pré-profissional" representa importante fonte de aquisição de saberes, caracterizada pela socialização e construção do processo formativo2. Tais saberes, ao serem assimilados e incorporados, contribuirão para a prática docente. Neste estudo, os participantes não se referiram a relações entre experiências significativas vivenciadas nos níveis prévios de formação e a escolha pela docência. Apesar disso, remeteram-se à formação escolar anterior em curso de técnicos de enfermagem, dando ênfase às experiências profissionais que acumularam como auxiliares ou técnicos de enfermagem que facilitam o exercício da docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Saberes provenientes da formação profissional para o magistério construídos em cursos de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem: alguns participantes explicitaram que suas experiências nas atividades que envolvem a docência iniciaram durante a graduação em enfermagem, em curso que oferece a licenciatura articulada à formação do bacharelado, no qual os futuros enfermeiros são inseridos em atividades desenvolvidas na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, obrigatórias no seu processo de formação. A inserção desde o início da graduação em escolas de educação profissional contribuiu para a escolha da docência como atividade profissional. Saberes profissionais para o magistério, construídos nos cursos de especialização latu sensu e programas de capacitação docente: outros enfermeiros que exercem atividade como professores, mas não realizaram formação especifica para docência durante a graduação em enfermagem, buscaram ao longo de sua inserção na docência, cursos de formação pedagógica, ou seja, os saberes docentes foram construídos em cursos específicos de formação para a docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem4. Saberes provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho dos professores: a aquisição desses saberes ocorre por meio de "ferramentas" utilizadas no trabalho docente como: livros didáticos, programas de disciplinas, cadernos de exercícios dentre outros, que são utilizados no processo de ensino-aprendizagem e contribuem para a construção da docência2. Apesar do uso de materiais de apoio no processo formativo ser recurso utilizados por grande parte dos professores, há uma grande carência de estudos científicos quanto à utilização de materiais didático-pedagógicos pelos enfermeiros que exercem atividade docente especificamente na educação profissional técnica de nível médio. Saberes provenientes de sua própria experiência na profissão envolvendo atuação nos serviços de saúde e na docência: alguns professores apontaram suas experiências profissionais adquiridas nas escolas técnicas ou em hospitais como fonte de construção dos saberes docente, aproximando-se àqueles descritos por Tardif2 como saberes experienciais apontados como necessários para o exercício da docência. Cabe destacar, que na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, é comum à docência ser exercida por enfermeiros que atuam nos serviços de saúde: neste estudo, 69,2% relataram que trabalham na atenção hospitalar, ou seja, podem trazer para a sala de aula resquícios de uma atuação profissional focando principalmente ações curativas, com foco centrado na doença, forte característica do modelo biomédico, predominante nesse cenário, contrapondo-se às propostas atuais para o cuidado em saúde apresentadas pelo SUS. Em síntese, os saberes, no exercício cotidiano do trabalho docente são articulados e reconstruídos, mostrando significativamente relações com a diversidade nas possibilidades de formação, dada as fragilidades das políticas de formação docente, bem como com as condições concretas de trabalho na educação profissional, sendo ainda significativa a concomitância da docência nessa modalidade de ensino com a prática profissional em serviços de saúde, o que também traz implicações para a conformação dos saberes da docência. Referências 1- Machado LRS. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Rev. Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica-Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2008;1 (1): Anual. 2-Tardif M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13ª.Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012. 3- Bogdan R, Biklen S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 4-Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/97. 1997. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: Censo da educação básica: 2012 - resumo técnico. Brasília, 2013. Descritores: Educação Profissionalizante; Docentes; Enfermagem. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Temática 3 - Educação profissional * Trabalho extraído da dissertação: Saberes dos Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem. Apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Ciências, Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental. * Trabalho também inserido no Programa Pró-Ensino na Saúde-CAPES, edital 2037/2010. ** Enfermeiro, Professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, Mestre em Ciências peloPrograma de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental, EERP/USP. Contato: niltoncesar@usp.br *** Professora Doutora junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP-Orientadora.