Prêmio
315 | ANÁLISE DA CONFORMIDADE DO EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA REALIZADO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM | Autores: Tatiana Melissa Lanski (Faculdades Pequeno Principe) ; Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Principe) ; Leandro Rozin (Faculdades Pequeno Principe) |
Resumo: A atuação de uma equipe de enfermagem em um serviço especializado na cardiologia, pressupõe aquisição de competências específicas na realização do exame de eletrocardiograma (ECG), este que, realizado nas conformidades, pode minimizar os riscos na assistência ao paciente. Objetivo: analisar conformidades e não conformidades de exames de ECG realizados pela equipe de enfermagem; realizar capacitação com a equipe de enfermagem quanto a técnica de desenvolvimento do ECG e, reavaliar a conformidade dos ECGs realizados pela equipe de enfermagem após capacitação teórico-prático. Método: Trata-se uma pesquisa exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizada em três fases com uma amostragem de 570 exames de ECGs e 46 colaboradores participantes desta pesquisa, realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva Cardio Pediátrica em Curitiba. Resultados: Após primeira análise de 285 ECGs, foi aplicado aos entrevistados um instrumento com questões fechadas e de múltipla escolha com abordagem da fisiologia e anatomia cardíaca e fisiologia do ECG. Com base nas maiores dificuldades apuradas através dos instrumentos de pesquisa deu-se início a educação em saúde com ênfase neste tema. Após capacitação deu-se intervalo de trinta dias, na terceira e última fase ocorreu nova análise de 285 ECGs. Os resultados do estudo demonstraram eficácia no trabalho de educação em saúde, visto que 74% dos entrevistados relataram não terem participado de treinamentos ou palestras voltadas para este tema. Conclusão: alerta-se a necessidade de aprimoramento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem na realização e interpretação do ECG, sendo primordial o apoio institucional em promover capacitações afim de minimizar a exposição do paciente, contribuindo para a agilidade no diagnóstico, otimizando o tempo de assistência e diminuindo custos com retrabalho. Descritores: Eletrocardiografia (ECG); Enfermagem; Avaliação da Qualidade dos Cuidados de Saúde. 1 Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP. Email: melissa.lanski@hpp.org.br. ² Doutoranda do Programa de Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da FPP. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FPP. Membro do PENSA FPP. Email: karin.persegona@fpp.edu.br. ³ Mestre em Biotecnologia em Aplicada a Saúde da Criança e Adolescente. Docente do Curso de Enfermagem. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Enfermagem da FPP. Email: leandrorozin@hotmail.com. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Área temática: Educação profissional REFERÊNCIAS 1. COREN. Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul. Lei nº 5.905/73. Revisão Parecer Técnico nº 29/2014 sobre a responsabilidade da realização do exame de eletrocardiograma (ECG) é privativo do profissional enfermeiro. Mato Grosso do Sul, 2015. 2. FELDMAN J, GOLDWASSER P. Eletrocardiograma: recomendações para a sua interpretação. Rev SOCERJ. 4 (17) : 251 - 6; 2004. 3. GUIMARÃES, J. I. et al. Normatização dos Equipamentos e Técnicas para a Realização de Exames de Eletrocardiografia e Eletrocardiografia de Alta Resolução. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 80, p. 572-578, 2003. |