Comunicação coordenada
305 | Estratégias de ensino e desenvolvimento da liderança na percepção de enfermeiros de um hospital de ensino | Autores: Alexandre Pazetto Balsanelli (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) ; Beatriz Gonçalves Martins (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) ; Laís Marques Coelho E Silva (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) ; Vanessa Ribeiro Neves (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) |
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de ensino e desenvolvimento da liderança que mais facilitariam o aprendizado desta competência para enfermeiros de um hospital de ensino e correlacioná-las com as variáveis de caracterização (sexo, idade, presença de pós graduação, turno e tempo de trabalho e contato com o tema liderança). Método: estudo correlacional realizado num hospital geral localizado no município de São Paulo, SP, Brasil. A amostra foi constituída por 70 enfermeiros com no mínimo três meses de vínculo com a instituição. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados, construído pelos autores, que possuía duas partes: a primeira com dados de caracterização e contato com liderança; a segunda relacionava-se com as estratégias de ensino e desenvolvimento da liderança mais destacadas na literatura1. Cada uma delas deveria ser pontuada obedecendo a uma escala analógica de zero (0) a dez (10). Este instrumento foi avaliado por docentes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para adequação. Os dados foram coletados de fevereiro a abril de 2016 e analisados por estatística descritiva. Também se fez uso dos testes de Mann-Whitney e Kruskal Wallis para verificar as correlações existentes (p |