Comunicação coordenada
296 | RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCO-HEMATOLOGIA: PRODUTO DE ENSINO EM SERVIÇO ALICERÇADO NA GESTÃO ESTRATÉGICA | Autores: Leila Maria de Abreu Jaggi (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Simone Travi Canabarro (Universidade Federal de Ciências da Saúde) ; Eliane Goldberg Rabin (Universidade Federal de Ciências da Saúde) ; Rita Catalina Aquino Caregnato (Universidade Federal de Ciências da Saúde) |
Resumo: Introdução. A evolução tecnológica na área de saúde exige das instituições e governos a busca constante para adequação dos processos e atendimento à sociedade. As organizações necessitam construir uma gestão voltada às oportunidades e demandas do mercado, aprimorando-se continuamente em busca de inovação1. O câncer é responsável por 12% dos óbitos no mundo, com estimativa crescente, por isso, exige estruturas e profissionais preparados para enfrentar essa realidade2 .Objetivo. Desenvolver um produto de ensino em um serviço de saúde na modalidade Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia fundamentada teoricamente na gestão estratégica. Descrição Metodológica. Trata-se de uma intervenção aplicada, integrando ensino e serviço, seguindo o Project Management Institute3 .O cenário foi uma universidade federal em parceria com um centro de alta complexidade em oncologia localizados em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A trajetória percorrida seguiu os cinco grupos de processos recomendados pelo guia de gerenciamento de projetos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento. Resultados. Na primeira etapa conheceram-se as estratégias das instituições por meio de análises do cenário e documental. Na segunda etapa criou-se o produto de ensino, norteado pela gestão estratégica, construindo-se o projeto pedagógico do curso articulado com as instituições envolvidas e áreas de conhecimento da saúde que mostraram interesse em participar do projeto. Na terceira etapa submeteu-se o programa a um edital do Ministério de Educação e, após ser aprovado, foi implantado o Programa em 2015. Na quarta etapa foram propostos indicadores de acompanhamento; e na quinta etapa entregou-se para as instituições, em 2016, o projeto em pleno funcionamento com duas turmas em andamento. O programa oportuniza a qualificação multiprofissional de oito profissionais por ano das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Esse produto de ensino resultou de um trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, ambos financiados pelo governo federal. Conclusão. A construção de um processo educativo integrado, envolvendo ensino e serviço, produz transformações no cotidiano e na aprendizagem resultantes do compartilhamento dos saberes. A academia e o serviço potencializaram esforços para promover ações colaborativas atendendo às necessidades da sociedade e as políticas de Estado que priorizam a atenção ao câncer, fundamentada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde. Contribuições / Implicações para a Enfermagem. A Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia contribui para a integração da enfermagem com os demais profissionais da equipe multiprofissional, criando espaço de formação para um cuidado com vários olhares, promovendo o compartilhar de saberes mantendo uma oxigenação permanente. Palavras-chave: Educação. Gestão. Interdisciplinar. Residência. Saúde. Referências 1.Bueno B, Balestrin A. Inovação colaborativa: uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos. Rev Adm Empresas. 2.União Internacional Contra o Câncer. World Cancer Declaration 2013. Acesso em: 15 nov. 2014. Disponível em: |