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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 234

Roda de Conversa


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A EXPERIÊNCIA DE CURSAR O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM NO DISCURSO COLETIVO DAS ENFERMEIRAS

Autores:
Susanne Elero Betiolli (Universidade Federal do Paraná) ; Maria Helena Lenardt (Universidade Federal do Paraná) ; Élide Vaccari (Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná) ; Márcia Daniele Seima (Serviço de Geriatria e Gerontologia (SGG) da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais-PR)

Resumo:
A EXPERIÊNCIA DE CURSAR O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM NO DISCURSO COLETIVO DAS ENFERMEIRAS Susanne Elero Betiolli 1, Maria Helena Lenardt 2, Élide Vaccari 3, Márcia Daniele Seima 4 Introdução. O Mestrado Profissional em Enfermagem (MPE) surge como oportunidade de qualificação que repercute em melhorias na atenção à saúde, incentiva o desenvolvimento de capacidades e competências e estimulam técnicas inovadoras, com a parceria entre os setores saúde e educação(1). Objetivo. Conhecer a experiência de cursar o MPE dos discentes de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Metodologia. Estudo qualitativo descritivo, desenvolvido junto a nove discentes da primeira turma do MPE da referida instituição, que concluíram o curso em 2013 e 2014. As informações foram coletadas mediante entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas. O roteiro da entrevista versou sobre a motivação, o significado de cursar o MPE em termos profissionais e pessoais, a contribuição para a atuação, bem como as facilidades e dificuldades encontradas. A análise foi alicerçada no Discurso do Sujeito Coletivo(2-3). O estudo recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa (nº 909.417). Resultados. Emergiram treze ideias centrais, entre elas: O MPE como realização pessoal e alternativa de intervenção na prática para a qualificação do cuidado; O elo entre o conhecimento prático e acadêmico que possibilita construir uma nova perspectiva de cuidado; A valorização profissional e o compromisso institucional; Processo árduo, que exercita a paciência e requer dedicação para superar dificuldades e sacrifícios pessoais; O estudo como parte integrante e contínua da vida em busca de aprendizado, conhecimento, aperfeiçoamento e aprimoramento; A mudança da prática como resultado do conhecimento científico; e A família, a instituição, e a equipe de Enfermagem como rede facilitadora. Conclusão. A experiência foi positiva, à medida que as mestrandas concretizaram um sonho, superaram dificuldades, alcançaram uma meta e interviram na prática com benefícios para os pacientes. Contribuições/implicações para a Enfermagem. O estudo permite a avaliação do curso e incentiva os enfermeiros a buscarem esse aprimoramento profissional. Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Papel do profissional de Enfermagem. Eixo temático: Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Categoria temática: 3 - Educação profissional Referências: 1. Munari DB, Parada CMGL, Gelbcke FL, Silvino ZR, Ribeiro LCM, Scochi CGS. Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios. Rev. Latino-Am. Enfermagem mar.-abr. 2014; 22(2): 204-10. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00204.pdf 2. Lefèvre F, Lefèvre AMC, Teixeira JJV. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs; 2000. 3. Lefèvre F, Lefèvre AMC. Depoimentos e discursos. Brasília: Liberlivro; 2005. Nota de rodapé: 1 Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF - UFPR), Membro do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos (GMPI), Curitiba-PR. E-mail: susanne.elero@yahoo.com.br 2 Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Sênior do PPGENF-UFPR, Líder do GMPI, Curitiba-PR. E-mail: curitiba.helena@gmail.com 3 Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo Mestrado Profissional em Enfermagem da UFPR, atua no Hospital de Clínicas da UFPR, Membro do GMPI, Curitiba-PR. E-mail: vaccari.elide@gmail.com 4 Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem, atua no Ambulatório de Geriatria e Gerontologia de São José dos Pinhais-PR, Vice-líder do GMPI, Curitiba-PR. E-mail: marciaseima@gmail.com