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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 233

Roda de Conversa


233

EDUCAÇÃO PERMANENTE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores:
Susanne Elero Betiolli (Universidade Federal do Paraná) ; Marcia Daniele Seima (Serviço de Geriatria e Gerontologia (SGG) da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais-PR) ; Claudio Viana Silveira Filho (Serviço de Geriatria e Gerontologia (SGG) da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais-PR) ; Tânia Maria Lourenço (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:
EDUCAÇÃO PERMANENTE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA Marcia Daniele Seima 1; Claudio Viana Silveira Filho 2; Tânia Maria Lourenço 3; Susanne Elero Betiolli 4 Introdução. A velhice é uma etapa do ciclo da vida cuja especificidade demanda atenção em saúde especializada e requer, portanto, recursos humanos qualificados para o cuidado com essas pessoas. O cenário atual revela o aumento no número de idosos que buscam assistência nos diferentes níveis da atenção à saúde, bem como a escassez de profissionais com conhecimento em geriatria e gerontologia. Acredita-se que um atendimento qualificado para o idoso, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS), pode evitar altos custos para o Sistema de Saúde e proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas. Objetivo. Desenvolver educação permanente multiprofissional em saúde do idoso para a APS. Método. Trata-se de um relato de experiência. Realiza-se desde abril de 2015 a educação permanente multiprofissional em saúde do idoso para a APS, no município de São José dos Pinhais-PR. Os encontros são coordenados pela equipe do Serviço de Geriatria e Gerontologia (SGG) do município. Participaram 384 profissionais, incluindo Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Resultados. Realizaram-se sete encontros até o momento, abordando os seguintes temas: apresentação do SGG do município e aplicação do instrumento VES 13 (Vulnerable Elders Survey-13); Síndromes Demenciais e testes para rastreio cognitivo; Quedas; Polifarmácia; Iatrogenia e Instituições de Longa Permanência para Idoso. Utilizaram-se casos clínicos para problematizar as discussões temáticas. Ao final das capacitações aplicou-se um questionário para avaliação do processo educativo. Conclusão. Identificou-se maior interesse e motivação dos profissionais da APS para aplicação de escalas da Avaliação Geriátrica Ampla e inclusão de termos e conceitos específicos da geriatria e gerontologia. Contribuições/implicações para a Enfermagem. O investimento na educação permanente dos profissionais da APS proporciona melhora na qualidade de atendimento a população idosa no município. Descritores: Idoso; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Educação Continuada. Eixo temático: 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Categoria temática: 3 - Educação profissional Nota de rodapé: 1 Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem, atua no SGG da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais-PR, Vice-líder do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos (GMPI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR. E-mail: marciaseima@gmail.com 2 Médico, Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, atua no Serviço de Geriatria e Gerontologia (SGG) da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais-PR. São José dos Pinhais, PR. E-mail: claudiofh@hotmail.com 3 Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF-UFPR), Membro do GMPI, Curitiba-PR. E-mail: taniamarlou@bol.com.br 4 Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF-UFPR, Membro do GMPI, Curitiba-PR. E-mail: susanne.elero@yahoo.com.br