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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 170

Roda de Conversa


170

A DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO E/OU GESTÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E A DIMENSÃO DO TRABALHO GERENCIAL DO ENFERMEIRO NO ÂMBITO HOSPITALAR: REVISÃO NARRATIVA

Autores:
Karla Pickler Cunha (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Lucas Corrêa Preis (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Kelli Pazeto Della Giustina (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Giseli Orben (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Kassiane Dutra (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE)

Resumo:
Introdução: O processo de formação do enfermeiro nos dias atuais é norteado por uma prática histórica, politica e social, desenvolvida ao longo do tempo e por meio de conhecimentos e saberes específicos, o que torna hoje a enfermagem uma ciência(1). As novas perspectivas do mundo, em função da globalização e urbanização rápida das cidades e dos grandes centros, a melhoria das condições sócio econômica e a disseminação de novas tecnologias, vêm demandando uma formação de profissionais cada dia mais comprometidos com a saúde e o atendimento eficaz da população(2). Estas mudanças demandam das instituições formadoras mudanças no perfil dos profissionais a serem formados, garantindo uma formação sólida em relação à compreensão da saúde de forma integral(3). Na área da enfermagem, as diretrizes curriculares nacionais preveem o ensino da enfermagem em um modelo sistematizado e com uma abordagem em quatro principais áreas: a assistencial, a gerencial, o ensino e a pesquisa, fortalecendo a formação crítica e reflexiva, bem como, o fortalecimento do compromisso do profissional junto à sociedade(1). Objetivos: Com base nisso, este artigo tem por objetivo identificar por meio da literatura produzida, a forma como a disciplina de administração e/ou gestão está inserida nos cursos de graduação em enfermagem, bem como, apresentar a dimensão do trabalho gerencial do enfermeiro no âmbito hospitalar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão narrativa de literatura, baseada em leituras exploratórias e seletivas do material do estudo, contribuindo para o processo de síntese e análise dos resultados. Inicialmente identificaram-se os Descritores em Ciências da Saúde através do endereço eletrônico "http://decs.bvs.br/". Posteriormente, foi realizada a busca bibliográfica na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através do endereço eletrônico "http://bvsalud.org/". A busca bibliográfica na base de dados da BVS justifica-se em função deste acervo permitir ser acessado utilizando-se o idioma português. Os critérios para seleção das publicações foram: relacionarem-se com o ensino da disciplina de administração e/ou gestão nos cursos de graduação em enfermagem; pesquisas que abordassem a prática de gestão do processo de trabalho envolvendo o profissional enfermeiro; pesquisas realizadas por e/ou com enfermeiros; estarem disponíveis na íntegra; e serem publicadas em português. O levantamento bibliográfico foi realizado no mês de fevereiro de 2016, utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde digitando-se, na primeira linha, administração hospitalar e, na segunda linha, enfermagem, acrescentando-se na terceira linha, ensino. Durante a análise dos trabalhos, iniciou-se a leitura dos títulos, seguida da leitura dos resumos e posteriormente dos textos completos. Foram suprimidos os artigos repetidos e excluídas as publicações em outro idioma que não fossem Português, além dos estudos que não contemplassem o objetivo proposto para pesquisa. Destaca-se que a aplicação dos critérios de exclusão foi realizada em todas as etapas, sempre por consenso de dois leitores e que os artigos selecionados são de domínio público, com acesso disponível pela rede mundial de computadores. Resultados: Utilizando os descritores administração hospitalar, enfermagem e ensino na base de dados da BVS, bem como critérios para seleção de trabalhos, chegaram-se a 62 publicações em 03 bancos de dados diferentes, dos quais 10 artigos foram selecionados para a extração dos dados. A partir das 10 publicações selecionadas, aplicaram-se novamente os critérios para seleção e exclusão, eliminando-se 05 publicações, sendo a pesquisa realizada com 05 publicações científicas indexadas em periódicos nacionais entre os anos de 2004 a 2014, que contemplavam o objetivo proposto pela pesquisa. Dentre os artigos analisados, dois deles abordavam o ensino de administração nos cursos de graduação em enfermagem, enquanto que, três dos artigos analisados tinham sua abordagem voltada para o processo de trabalho gerencial do enfermeiro no âmbito hospitalar. Em relação ao ensino de administração nos cursos de graduação em enfermagem, os artigos analisados apresentam que a existência desta disciplina nos cursos possui um grande valor, de modo que preparará os alunos para o mercado de trabalho com capacidade para resolução de situações-problema, discussões, tomada de decisão, bem como, prepará-los para negociar e argumentar sobre determinados conflitos. Além disso, a disciplina não deve distanciar-se do campo prático e o docente não deve atar-se a definições ou explicações. O professor deve adotar uma linguagem clara abordando conteúdos relacionados com a administração de recursos humanos, materiais, físicos, financeiros, políticos, bem como, recursos de informação e tecnologias em saúde. No que diz respeito ao trabalho gerencial do enfermeiro no âmbito hospitalar, os artigos analisados apresentaram que o trabalho de gerenciar é uma das principais atividades executadas pelo enfermeiro nos seus campos de trabalho, sendo inclusive, considerada uma das atividades mais desafiadoras para qualquer profissional. Assim, o trabalho do enfermeiro no âmbito hospitalar se baseia no planejamento de ações diárias, preocupando-se com a equipe e promovendo um espaço que possua condições adequadas para a prestação de uma boa assistência por parte da equipe multiprofissional e sem a falta de recursos para o bom desempenho das atividades. Além disso, ele será o profissional responsável pela resolução de conflitos, sejam eles entre a equipe, familiares, e até mesmo entre o paciente. Além disso, unanimemente, todos os artigos analisados trouxeram dados de que o enfermeiro, enquanto realiza seu trabalho gerencial na unidade hospitalar, não poderá distanciar-se das atividades assistenciais junto aos pacientes, o que sustenta as ações diárias da gestão. Conclusões: A partir do estudo, pode-se considerar que as disciplinas de administração nos cursos de graduação em enfermagem possuem grande relevância, tendo em vista que o processo de trabalho do enfermeiro está intensamente ligado ao desenvolvimento da gestão e coordenação do serviço em seus mais diversificados campos possíveis de trabalho. No que diz respeito à dimensão do trabalho gerencial do enfermeiro no âmbito hospitalar, pode-se considerá-lo de uma amplitude incomensurável. Enquanto realiza suas atividades gerenciais, ele também é responsável pela execução de suas outras atividades estritamente privativas e de forma simultânea, exceto quando seu trabalho baseia-se exclusivamente em gerenciar ou prestar assistência. Contribuições/Implicações para Enfermagem: Baseado na importância das habilidades relacionadas à gestão que os profissionais enfermeiros devem possuir, o trabalho realizado permite que docentes das disciplinas de administração e/ou gestão dos cursos de graduação em enfermagem analisem a didática adotada em suas aulas, direcionando-as para a facilitação do processo de ensino, bem como, permite que os alunos visualizem a amplitude do trabalho gerencial, tornando-os profissionais mais proativos e que busquem agregar o maior número possível de conhecimento para o desempenho de uma gestão de alto nível quando tornarem-se um membro da equipe de profissionais da área hospitalar. Referências: 1. Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MMJ. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2006 [Citado 2016 jun 17];40( 4 ):570-5. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000400017&lng=en. 2. Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva RMO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enferm, [Internet]. 2010 [Citado 2016 jun 16];19(1):176-84. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n1/v19n1a21.pdf 3. Kloh D, Reibnitz KS, Lima MM, Correa AB. Mudanças na formação do enfermeiro sob o eixo da integralidade do cuidado: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE [Internet]. 2015 [Citado 2016 jun 16];9(1):475-83. Disponível em: file:///C:/Users/Info/Downloads/5512-67282-1-PB%20(2).pdf Descritores: Administração hospitalar. Enfermagem. Ensino.